Notícias das Associadas

Fundação Tide Setubal lança projeto de financiamento para injetar R$ 1 milhão em iniciativas de periferias urbanas brasileiras

not 24 10 2019 1

Matchfunding Enfrente aportará R$ 20 mil em cada iniciativa vencedora do edital que conseguir alcançar a meta de R$ 10 mil pela mobilização de seus parceiros

A Fundação Tide Setubal abriu para inscrições, o seu Matchfunding Enfrente, programa de financiamento coletivo, em parceria com a plataforma Benfeitoria, que recebe projetos de periferias urbanas de todo o Brasil para uma campanha de arrecadação.

A finalidade do projeto é movimentar R$ 1 milhão para que iniciativas periféricas brasileiras possam tirar do papel soluções criativas e sustentáveis de e para as periferias. Deste valor total, 70% sairão de um fundo da Fundação Tide Setubal, totalizando R$ 700 mil (com R$ 600 mil destinados à triplicação das iniciativas que alcançarem, cada uma, a meta de R$ 10 mil com seus parceiros e R$ 100 mil sendo aplicados na abertura, consultoria e campanhas dos vencedores).

O edital é aberto a pessoas físicas, coletivos e movimentos das periferias ou pessoas jurídicas com ou sem fins lucrativos que sejam idealizados ou liderados por pessoas de periferias urbanas brasileiras. Para mais informações, acesse o link a seguir: https://benfeitoria.com/canal/enfrente.

Segundo Neca Setubal, presidente do Conselho da Fundação Tide Setubal, a ideia é aproximar das periferias outros setores da sociedade, criando pontes e fomentando iniciativas que produzam soluções de e para as periferias. “Queremos estar juntos com os diferentes setores da sociedade: a sociedade civil e suas organizações, as universidades, as empresas”, enumera a socióloga. “E acreditamos na potência das periferias e, principalmente, que pensar as periferias é pensar no desenvolvimento da cidade e pensar no desenvolvimento das cidades é uma questão que envolve a todos. Com isso, o objetivo é pensar em soluções criativas, apostar, aprender e construir juntos, com mais e novos parceiros”, defende Neca.

O Matchfunding é um modelo de financiamento coletivo turbinado em que, para cada real que uma pessoa doar em uma campanha de crowdfunding, uma empresa ou instituição multiplica o valor da colaboração. “O Matchfunding é uma unidade de fomento que mistura o coletivo — o crowdfunding — com patrocínio de alguma instituição, que neste caso é a Fundação Tide”, explica Tati Leite, cofundadora da Benfeitoria. No Matchfunding Enfrente, a cada R$ 1,00 arrecadado com a rede de apoiadores do projeto, a Fundação destinará outros R$ 2,00, em match, podendo injetar, portanto, R$ 30 mil totais em cada iniciativa contemplada.

A primeira fase do Matchfunding Enfrente, de 17 de outubro a 15 de dezembro deste ano, consiste na abertura da plataforma para inscrições e seleção de projetos. Os critérios de seleção passarão pela inovação, impacto e potencial de continuidade que o projeto apresentar. Nessa primeira onda de seleção, os projetos serão curados em dezembro. Todos os projetos inscritos no edital até o dia 15 de dezembro serão curados nessa primeira onda de seleção.

A partir da curadoria, os projetos selecionados — em torno de 15 nesta fase — participarão de uma etapa de consultoria, com a Benfeitoria oferecendo suporte para criação da campanha e desenvolvimento de estratégia de comunicação. Depois, em março de 2020, os projetos que passarem de fase entram em arrecadação, que é quando irão para a plataforma começar a arrecadar.

Nesta fase de arrecadação, a Fundação Tide auxilia com consultoria na divulgação dos projetos e na disponibilização de R$ 2 mil reais por projeto selecionado, ajudando na criação das campanhas. “Isso é muito interessante porque nossa experiência na Benfeitoria mostra que muitos bons projetos não alcançam escala por falta de recurso na criação de suas campanhas”, explica Leite. Além disso, a Fundação Tide Setubal mobilizará sua rede e incentivará investidores sociais a apoiarem os projetos selecionados.

Enquanto os projetos selecionados na primeira chamada estiverem se estruturando, ocorrerá uma segunda fase de curadoria, que se estende do dia 15 de dezembro deste ano até dia 30 de abril de 2020. Os critérios de seleção em todas as chamadas passarão pela inovação, impacto e potencial de continuidade que o projeto apresentar. Há um outro critério, a representatividade do projeto, que será levado em conta para descentralizar a distribuição dos recursos entre as regiões do Brasil.

“Queremos decentralizar para olhar, mapear e chegar a um conjunto que dê visibilidade a esses projetos”, explica Neca Setubal, “de modo que as pessoas e os parceiros olhem e digam ‘tem muita solução criativa’. Nós que estamos nos espaços de centro ficamos achando que sabemos tudo e que daqui faremos grandes soluções para as periferias, mas nós queremos pensar as periferias de forma alargada, com soluções que venham das periferias. Acreditamos que isso pode ser a grande beleza desse projeto”.

Desdobramento do canal da Fundação no YouTube, o Matchfunding Enfrente carrega o mesmo nome e dedica-se a ser um espaço para amplificação das histórias de enfrentamento a estigmas de racismo e outros diversos preconceitos. “Pessoas e iniciativas que enfrentam e superam. Enfrentam e seguem em frente. Nesse canal nós construímos pontes, e é isso que nós queremos com essa plataforma, é desse lugar que a Fundação fala: construir pontes entre diferentes organizações, setores e territórios”, esclarece a presidente da instituição.

A ação integra a frente de fortalecimento de organizações da Fundação, que também conta com o Elas Periféricas e outros apoios para instituições em estágio mais avançado de maturidade, como o Instituto Geledés, Maria e João Aleixo e Rede de Jornalistas das Periferias, já apoiados. No entanto, iniciativas que, no momento da inscrição, já estejam sendo apoiadas pela Fundação Tide Setubal em outro programa não poderão se inscrever.

SERVIÇOCampanha de financiamento coletivo - Matchfunding Enfrente

Inscrições: de 17 de outubro a 15 de dezembro

Informações: https://benfeitoria.com/canal/enfrente

Sobre a Fundação Tide Setubal (www.fundacaotidesetubal.org.br): organização não governamental, de origem familiar, criada em 2006, que fomenta iniciativas promotoras da justiça social e do desenvolvimento sustentável de periferias urbanas e que contribuam para enfrentar desigualdades socioespaciais das grandes cidades, em articulação com sociedade civil, instituições de pesquisa, Estado e mercado.

Sobre a Benfeitoria: lançada em 2011, é a plataforma de financiamento coletivo (crowdfunding) mais inovadora e eficiente do Brasil. Com a maior taxa de sucesso do país desde o lançamento, já mobilizou mais de R$ 44 milhões de 317 mil colaboradores para dar vida a mais de 2,4 mil projetos. Foi a primeira plataforma do mundo a não cobrar comissão obrigatória de quem arrecada, a primeira do Brasil a lançar crowdfunding recorrente, e a única a trabalhar com editais de grande porte via Matchfunding. Entre seus principais parceiros de fomento, estão BNDES, ONU Mulheres, SEBRAE, Natura, Coca-Cola, Ambev, Youse e Itaú.

Contatos para imprensa:
Marcelo Rodrigues
(11) 96291-1985
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Fabiana Pereira
(11) 99983-9941
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

P&B Comunicação: www.pbcomunica.com.br

Fonte: Fundação Tide Setubal