Notícias das Associadas

Obra de professor da USP sobre estatística aplicada, em especial ao melhoramento genético, ganha 3ª edição

Livro é um dos poucos escritos em língua portuguesa sobre o assunto, segundo o autor. Décio Barbin é docente sênior da Esalq, unidade da USP em Piracicaba

O livro Componentes de Variância: Teoria e Aplicações, de Décio Barbin, professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), campus da Universidade de São Paulo em Piracicaba, chega à sua terceira edição, revisada e ampliada. A obra é destinada a estudantes, pesquisadores e profissionais da área das Ciências Agrárias, em especial, aos que realizam estudos de melhoramento genético de animais e plantas e pode ser adquirida pela internet (confira link no final do texto).

Editado pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), o livro é um dos raros trabalhos escritos em língua portuguesa sobre o assunto, de acordo com o autor. A terceira edição mantém a maior parte da estrutura das anteriores, com apresentação de teorias e aplicações práticas, mas possui um capítulo a mais, explica Barbin.

Os estudos sobre os componentes de variância, segundo o professor, são fundamentais em diferentes setores do agronegócio. Eles contribuem, por exemplo, para orientar produtores de animais a selecionar melhor os seus reprodutores, a partir da definição dos coeficientes de herdabilidade dos indivíduos do rebanho.

Na obra, alguns aspectos da disciplina ainda permanecem indefinidos. Para Barbin, isso não configura uma falha, mas permite ao leitor “seguir caminhos diferentes” daqueles propostos por ele. “O que empolga no estudo dos componentes de variância é que muitas ideias podem e devem ser discutidas. É um campo aberto e polêmico! Se alguém não concorda com determinada metodologia, pode encontrar argumentos científicos que contribuam para enriquecer o debate”, afirma.

not 24 10 2019 2

Crédito: Comunicação-Fealq
Professor Décio Barbin com a nova edição do livro Componentes de Variância: Teoria e Aplicações

Sobre o autor

Décio Barbin é professor Esalq/USP desde 1964. Doutor em agronomia, atualmente docente sênior, foi responsável pelas disciplinas Estatística Experimental (graduação e pós) e Componentes de Variância na pós-graduação. Atuou também como coordenador da área de Ciências Agrárias I na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação.

Ao longo da carreira, Barbin desenvolveu pesquisas nas áreas de Estatística Experimental e de Componentes de Variância, principalmente com aplicações para o melhoramento genético de gado de corte. É também autor do livro Planejamento e Análise Estatística de Experimentos Agronômicos (2013, Mecenas), coautor de um dos capítulos da obra Melhoramento Genético de Plantas (UEL, 1999) e ainda do Manual de Ecologia dos Insetos (Agronômica Ceres, 1976).

Serviço

O livro Componentes de Variância: Teoria e Aplicações (Fealq, 2019) pode ser adquirido pelo site da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz, neste link, ou na sede da entidade: Avenida Centenário, 1.080 – Piracicaba (SP). A obra custa R$ 40,00. Mais informações pelo telefone (19) 3417-6609 ou pelo e-mail  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .