Notícias das Associadas

Hospital Oncológico Infantil alcança certificação ONA 3

not 19 12 2019 8

Hospital Oncológico Infantil recebe certificação máxima de excelência inédita no país

O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, viveu uma manhã histórica nesta quinta-feira (12). Em uma cerimônia com a presença de colaboradores, usuários, voluntários da unidade e representantes de conselhos de Classe, o Hospital recebeu oficialmente a certificação “Acreditado com Excelência ONA 3”. Este é o nível mais alto de qualidade concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) às instituições de saúde do país que apresentam uma gestão integrada e assistência segura e de qualidade aos pacientes.

Com a conquista, o Oncológico Infantil, unidade gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, se tornou o primeiro na rede pública de saúde do país, com atendimento exclusivo ao câncer infantojuvenil, a alcançar o nível máximo do reconhecimento concedido pela ONA. A unidade atende cerca de 950 crianças e adolescentes de municípios do Pará e Região Norte do Brasil.

A ONA é uma das mais respeitadas entidades avaliadoras da qualidade dos serviços de saúde do país e integra a Sociedade Internacional de Qualidade em Saúde, com atuação em países como Estados Unidos, França, Canadá e Reino Unido.

Para alcançar a certificação, o Hospital passou por uma rigorosa auditoria no último mês de setembro, com verificação de mais de mil itens. Em outubro, durante as comemorações de aniversário da unidade, momento em que foi confirmada a nova certificação, a secretária Adjunta de Gestão de Políticas de Saúde, Ivete Gadelha Vaz, comemorou a conquista. “Para o Governo do Estado e para a Secretaria de Estado de Saúde é uma grande satisfação esse reconhecimento recebido pelo Hospital Oncológico Infantil. E que essa qualificação possa se estender por todos os hospitais gerenciados pela Pró-Saúde no estado do Pará que, sem dúvidas, será um ganho para todos.”

Anteriormente, a unidade já havia passado por avaliações em 2017, quando conquistou o certificado “Acreditado”, e em 2018, quando foi reconhecida como “Acreditado Pleno”. Um trabalho realizado ao longo de quatro anos que tem impactado diretamente na satisfação do usuário, que atualmente é de 98%.

A representante da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, entidade credenciada pela ONA para a realização de auditorias, Flávia Corrêa Ferreira, avaliou o processo de evolução do Oncológico Infantil na busca pela excelência. “Quem passa por uma avaliação sabe o quanto é preciso se dedicar para alcançar a melhoria contínua e a excelência. Para nós da Fundação Vanzolini é uma grande alegria ter feiro parte dessa jornada do Hospital Oncológico Infantil em busca de uma boa assistência para os pacientes”, disse Flávia.

Alba Muniz, diretora do Oncológico Infantil, lembrou que a trajetória da unidade em busca da excelência começou antes mesmo da abertura das portas. “Desde o momento em que discutíamos o planejamento desse hospital, pensávamos que não bastava somente fazer coisas boas, mas que era preciso fazê-las bem. Foi isso que nos moveu nesses quatro anos para chegarmos até aqui, como o primeiro hospital oncológico infantojuvenil no serviço público de saúde no Brasil no segmento de oncologia pediátrica a receber certificação máxima de qualidade e segurança”, ressaltou a diretora.

A ONA (Organização Nacional de Acreditação) certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, tem como foco principal a segurança do paciente. Sua metodologia de avaliação atende a padrões internacionais de qualidade e segurança. O manual de acreditação ONA é reconhecido pela ISQua (Sociedade Internacional pela Qualidade no Cuidado à Saúde, na sigla em inglês), instituição parceira da OMS (Organização Mundial de Saúde) e que tem entre seus membros especialistas e organizações de saúde de mais de 100 países.

A ONA é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que coordena um processo de certificação voltado para a qualidade de serviços de saúde, que tem como foco principal a segurança do paciente. Sua metodologia de acreditação é reconhecida pela ISQua.

Fundada em 1999, a ONA se consolidou como principal acreditação de saúde do país. Seus manuais são específicos para diversos tipos de estabelecimentos: hospitais, ambulatórios, laboratórios, serviços de pronto atendimento, home care, clínicas odontológicas, clínicas de hemoterapia, serviços de terapia renal substitutiva e serviços de diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear. A ONA também certifica serviços de apoio a instituições de saúde, como lavanderia, dietoterapia, esterilização e manipulação, bem como a programas da saúde e prevenção de riscos.

A Fundação Vanzolini, uma das primeiras entidades credenciadas pela ONA para realizar a acreditação em organizações assistenciais da saúde, atua com diversas organizações ligadas ao segmento da saúde, como: hospitais, laboratórios, serviços hemoterápicos, de nefrologia e terapia renal substitutiva, de medicina hiperbárica, de atendimento oncológico, de diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear, serviços ambulatoriais, de pronto atendimento e de atenção domiciliar, abrangendo o setor público como o privado.

Portanto a Acreditação ONA é um processo de educação, avaliação e certificação da Gestão Assistencial e da Qualidade das organizações prestadoras de serviços de saúde (OPSS).

Fonte: Fundação Vanzolini