Notícias das Associadas

Fundação Dorina abre novas turmas de qualificação profissional

not 15 01 2020 2

Escolher entre os seis cursos oferecidos pode ser a chance para quem deseja conquistar o seu lugar no mercado de trabalho

O ano de 2020 começou a todo vapor na Fundação Dorina Nowill para Cegos. Já nos primeiros dias do ano, as inscrições para os cursos livres de qualificação profissional foram abertas e opções é que não faltam para quem deseja conquistar o seu lugar no mercado de trabalho: Atendimento ao Cliente, Informática para o Mundo do Trabalho, Massoterapia, Empreendedorismo, Auxiliar Administrativo e Desenvolvendo Talentos.

Esse é um dos principais pilares da Fundação Dorina para manter o legado de sua fundadora na luta pela inclusão e autonomia das pessoas com deficiência visual. E, também, para fortalecer o cumprimento da Lei de Cotas para Pessoa com Deficiência (PCD), que determina a reserva de 2% a 5% das vagas de emprego em empresas e associações para pessoas com deficiência ou usuários reabilitados pela previdência social.

Capacitar profissionalmente jovens e adultos significa dar oportunidade para que eles se desenvolvam e desempenhem satisfatoriamente a profissão escolhida, de modo que sejam vistos e tratados com igualdade. “É preciso que a sociedade reconheça as pessoas com deficiência como pessoas dotadas de capacidades, competências e habilidades”, afirma Edson Defendi, coordenador da área de Empregabilidade da Fundação.

Apoio do início ao fim

Um dos importantes parceiros da Fundação Dorina na oferta dos cursos de qualificação é a Clínica Serenidade do Toque, que apoia a capacitação em Massoterapia e, também, dá oportunidade para que os alunos tenham suas primeiras experiências profissionais.

“Habilitamos nossos alunos para que eles se sintam prontos para exercer sua nova identidade profissional. E eles têm uma aceitação pelo mercado de 80% com contratação pelo regime CLT, ou como profissional liberal, empreendendo em seu espaço próprio”, revela o professor de Massoterapia, Cícero Mesquita.

Esse é um exemplo de outra ação realizada pela Fundação Dorina, em função da empregabilidade: o banco de talentos. A fim de garantir a inclusão do máximo de pessoas possíveis ao mundo do trabalho, a instituição faz a ponte entre profissionais e empresas parceiras para incentivar a geração de empregos.

Com isso, só em 2018 foram 93 pessoas incluídas no mundo do trabalho e 129 empresas foram sensibilizadas sobre o tema. E em 2019, o importante projeto “Embaixadores da Diversidade” capacitou 11 profissionais de empresas e 20 jovens sobre diversidade no mundo corporativo, sendo que sete desses foram encaminhados para vagas de emprego.

Essa é a sua chance

Diversos alunos no auditório da Fundação. Eles estão sentados em cadeiras, olhando para frente com seus certificados dos cursos nas mãos, alguns erguendo-os e outros mostrando-os de frente.

Faça já sua inscrição para as novas turmas dos cursos de qualificação profissional da Fundação Dorina! Eles são gratuitos e as vagas são limitadas. Os interessados devem ter a partir de 16 anos, ensino médio completo ou cursando (último semestre) e não podem ser aposentados por invalidez. Para os cursos de Atendimento ao Cliente e Auxiliar Administrativo, também é exigido conhecimento prévio em informática.

As inscrições podem ser realizadas em fdnc.org/procursos ou, a partir do dia 22/01, pelos telefones (11) 5087-0927 e (11) 5087-0998 ou e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Os cursos acontecerão na sede da Fundação, na Rua Doutor Diogo de Faria, 558 – Vila Clementino.

Aproveite essa chance para desenvolver sua carreira profissional e deslanchar em 2020!

Fonte: Fundação Dorina