Notícias das Associadas

Professor da FCM/Santa Casa coordena evento na Inglaterra sobre regulação do álcool

not 15 01 2020 3

Seminário discute políticas da área no Brasil e no Reino Unido

Dia 12 de março próximo, ocorre, em Manchester, Inglaterra, o Seminário “Desenvolvendo uma colaboração Brasil – Reino Unido na defesa da regulamentação do álcool no Brasil – estratégias e alternativas de captação de recursos”.

O evento é uma iniciativa do Collaborative Centre for Values-Based Practice (VBP) – Centro Colaborativo de Prática Baseada em Valores; uma rede internacional com sede no St. Catherine’s College, Oxford, compreendendo uma ampla rede de parceiros clínicos e acadêmicos.

O Seminário será coordenado pelo professor Guilherme Messas, presidente da Rede Brasileira de VBP, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e coordenador do Comitê para Regulação do Álcool – CRA (http://fcmsantacasasp.edu.br/cra/ ), e a professora Lucy Webb, da Universidade Metropolitana de Manchester.

O objetivo do seminário é trocar conhecimentos e ideias entre pesquisadores de álcool e defensores da regulação de política de álcool do Brasil e do Reino Unido, levando ao fortalecimento da parceria entre os participantes. Busca-se ainda desenvolver propostas de financiamento para capacitar a defesa de políticas de regulação do álcool, realizar pesquisas sobre o tema e avaliar os obstáculos ao desenvolvimento de políticas de regulação de álcool nesses países.

Sobre Prof. Dr. Guilherme Messas

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP (1992), mestrado em medicina pela Faculdade de Medicina da USP (1999), doutorado em medicina pela Faculdade de Medicina da USP (2001) e pós-doutorado no Instituto de Psiquiatria da FMUSP (2004). Professor Assistente da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordenador da Especialização em Psicopatologia Fenomenológica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Membro do Comitê Gestor do Collaborating Centre for Values-Based Practice in Health and Social Care, St Catherine´s College, Oxford. Coordenador da Especialização em Psicopatologia e Saúde Pública da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Editor da revista Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea. Membro da WPA Section of Philosophy and Humanities in Psychiatry. Membro do Conselho Municipal de Drogas de São Paulo (COMUDA). Membro do Conselho Estadual de Drogas do Estado de São Paulo (CONED); Membro da Congregação da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Membro da Câmara Técnica de Política sobre Drogas da Coordenadora de Política sobre Drogas (COED), da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (Fonte: Currículo Lattes)

Fonte: FCM/Santa Casa