Notícias das Associadas

Conheça o Centro de Memória Dorina Nowill

not 24 01 2020 2

Faça um tour e veja tudo o que um dos primeiros museus do país sobre a deficiência visual pode proporcionar

Máquinas braille, cartas, fotografias, bengalas de várias épocas, esculturas, prêmios… Sabe onde você encontra tudo isso e muito mais? No Centro de Memória Dorina Nowill, um dos primeiros museus do Brasil a considerar a cultura da deficiência visual como patrimônio histórico!

Esse espaço, que tem como missão apresentar a história da luta das pessoas cegas e com baixa visão no Brasil e no mundo, está localizado aqui na sede da Fundação Dorina Nowill para Cegos e você pode visita-lo gratuitamente, sabia?

Inclusive, você pode consultar boa parte do nosso acervo online, composto por fotos, objetos tiflológicos (utilizados para educação de cegos), reportagens e documentos produzidos por personalidades importantes na área da inclusão social. Basta acessar http://centrodememoria.fundacaodorina.org.br.

Todo ano, mais de 1.500 pessoas de todas as idades participam de uma visita guiada ao nosso Centro de Memória: estudantes mirins e universitários, profissionais de outras instituições, grupos de passeio, parceiros da Fundação e todos aqueles que desejam conhecer sobre a entidade, sobre Dona Dorina ou sobre a deficiência visual.

Ficou com vontade de conhecer? Então veja o que te espera:

Memorial Dorina

Aqui começa o nosso tour pelo Centro de Memória! O primeiro local da visita é a réplica da sala na qual nossa fundadora, Dorina Nowill, trabalhou durante muitos anos. Ela é considerada a dama da inclusão por dedicar toda sua vida à causa das pessoas com deficiência visual.

Em sua sala, você vai encontrar os objetos originais do período que Dona Dorina trabalhou ativamente. E também alguns prêmios que recebeu, como uma pequena máquina braille alemã, que você poderá tocar e conhecer.

Exposição

A próxima parada do nosso tour é a exposição de longa duração “E tudo começou assim: ações, projetos e histórias que mudaram a vida das pessoas com deficiência visual”, inaugurada em 2013.

Nesse espaço, você terá acesso a diversos painéis com informações em textos e imagens que contextualizam a história da deficiência visual no Brasil e a sua inclusão em diversas frentes como educação, mercado de trabalho, cotidiano etc.

Também terá contato com diversos objetos históricos que recontam a evolução do braille e dos recursos acessíveis, como o primeiro objeto utilizado para produção de livros na Fundação Dorina, além de realizar algumas vivências, participar de jogos e experimentar alguns objetos.

Áreas de produção

Depois da exposição, chega a hora de ver como a mágica acontece. Nesse momento, você terá acesso às áreas que produzem tudo aquilo que a Fundação Dorina oferece: livros em braille, livros digitais acessíveis, livros falados e outros produtos que você poderá, inclusive, ter nas mãos.

O tour vai passar pelos editoriais, pelo estúdio de gravação Radiofônicos e ainda por uma das maiores gráficas braille do mundo em capacidade de produção e você observando todo o funcionamento ativamente. Não é o máximo?

Reabilitação

O último percurso da visita acontece no coração da Fundação Dorina: a área de reabilitação. É nesse local que se realizam os atendimentos às pessoas com deficiência visual, de crianças a idosos.

Você sabia que esta foi uma das primeiras clínicas do país a trabalhar com reabilitação e com as demandas das pessoas cegas e com baixa visão? Nesse espaço, estão localizadas as salas de fisioterapia, de informática, de terapia ocupacional, dos cursos de qualificação e ainda um divertido parquinho acessível, utilizado pela criançada.

Gostou do nosso tour? Então, agora, venha fazê-lo pessoalmente! A visita monitorada acontece de segunda a sexta-feira, nos períodos manhã e tarde e dura entre uma a duas horas, dependendo da demanda ou disponibilidade dos interessados.

Para agendar um horário, basta entrar em contato pelo telefone (11) 5087-6955 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Esperamos a sua visita!

Fonte: Fundação Dorina