Notícias das Associadas

Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, recebe ISO 9001 por sistema de gestão de qualidade

not 20 02 2020 2

Auditoria realizada pela Fundação Vanzolini, no decorrer de 2019, avaliou o sistema de gestão da qualidade, implantado pela concessionária GRU Airport nos serviços de manutenção de pátio e pista e manutenção dos equipamentos de combate a incêndio

A GRU Airport, concessionária responsável pelo Aeroporto Internacional de São Paulo, conquistou a certificação ISO 9001:2015, emitida pela Fundação Vanzolini. A entidade certificadora avaliou a conformidade do Sistema de Gestão de Qualidade em vigor na empresa, voltado para a manutenção da pavimentação de pátio e pista e para a manutenção dos equipamentos do sistema de combate a incêndio dos terminais 1, 2, 3, de cargas, Edifício Garagem, e também da central de monitoramento de emergências (SCI).

O processo de obtenção da ISO 9001:2015 durou nove meses e envolveu reuniões e treinamentos mensais com equipes de todas as áreas da empresa. Para a implantação do Sistema de Gestão de Qualidade, a GRU Airport mapeou todos os processos definindo entradas e saídas que atendam a especificação da certificação, definiu papeis e responsabilidades, integrou áreas para maior eficiência em serviços, como de manutenção e engenharia, e também revisou o método de compartilhamento de informação e conhecimento entre os setores.

O certificado ISO 9001:2015 emitido pela Fundação Vanzolini será avaliado anualmente através de auditorias de manutenção do Sistema de Gestão de Qualidade da GRU Airport, conforme os padrões internacionais de certificação.

Sobre o GRU Airport

O GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo, uma empresa do consórcio formado pela Invepar (Investimentos e Participações em Infraestrutura S.A.) e ACSA (Airports Company South Africa), é o maior complexo aeroportuário da América do Sul, com movimentação média de aproximadamente 120 mil passageiros e cerca de 830 operações de pousos e decolagens, todos os dias. Em 2018, registrou a marca e 42,2 milhões embarques e desembarques de pessoas. Já nos últimos 12 meses de 2019, mais de 43 milhões de passageiros passaram pelo aeroporto pelas 292 mil partidas e chegadas. GRU Airport é o principal polo de distribuição de voos do país, com 129 destinos regulares: são 48 internacionais e 50 domésticos atendidos por 31 empresas aéreas (quatro nacionais e 27 estrangeiras). O aeroporto é também a mais importante porta de entrada e saída de cargas do Brasil, movimentando aproximadamente 42% das exportações e importações por via aérea no país.

Sobre a Fundação Vanzolini

A Fundação Vanzolini é uma instituição privada, sem fins lucrativos, criada, mantida e gerida pelos professores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), como certificadora, foi o primeiro organismo Brasileiro acreditado pelo Cgcre do INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – para conceder certificados de conformidade de Sistemas da Qualidade baseados nas normas ISO 9001. Hoje, a Fundação Vanzolini é a maior certificadora Brasileira, sendo um centro de referência em independência, qualidade e credibilidade.
As empresas certificadas pela Fundação Vanzolini possuem grande vantagem, além do certificado com validade nacional, também é concedido o certificado IQNet – “The International Certification Network”, trata-se de uma rede internacional de entidades certificadoras que engloba mais de 37 organismos, tendo mais de 17 mil auditores e peritos técnicos, que estão presentes em mais de 150 países.

A IQNet foi criada justamente para garantir aceitação internacional aos certificados emitidos por seus membros, onde atualmente é responsável pela certificação de mais de 300 mil organizações, sendo aproximadamente 30% do número total de certificados de sistemas de gestão emitidos no mundo.

Fonte: Fundação Vanzolini