Notícias das Associadas

FUNDAÇÃO ABRINQ - Fique atento à proteção das crianças contra o COVID-19

not 03 04 2020 2b

Até o momento, alguns especialistas e veículos de comunicação estão divulgando que as crianças são pouco afetadas pela pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) ou, quando infectadas, apresentam sintomas leves.

Entretanto, mesmo que a doença não apresente um alto risco para os pequenos, protegê-los é fundamental, até para que não transmitam o vírus a outras pessoas. Uma das medidas de prevenção adotadas recentemente por alguns estados é o isolamento social, incluindo a suspensão das aulas. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você redobrar a atenção com elas em casa.

Práticas de higiene

É essencial, mesmo em casa, que as pessoas previnam a doença aplicando medidas constantes e diárias como lavar as mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%. Mas lembre-se: o uso do álcool em gel pelas crianças deve ser supervisionado por um adulto, a fim de prevenir possíveis acidentes.

Cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar também é fundamental, assim como ensiná-las a utilizarem um lenço e, após o uso, descartá-lo imediatamente no lixo. Evitar tocar a boca, olhos e nariz sem higienizar as mãos são medidas que também devem ser ensinadas para os pequenos.

Limpeza do ambiente

Em momentos de pandemia como o COVID-19 é essencial manter os locais frequentados pelas crianças limpos e bem ventilados. A ação evita a proliferação do vírus no ambiente. Higienizar os brinquedos após o uso também é uma medida relevante na hora da prevenção.

Contato com outras pessoas

Neste momento, é importante que toda a sociedade compreenda a gravidade da pandemia e siga as recomendações realizadas para os cidadãos. Evitar contato com outras pessoas ajuda a diminuir o alto índice de transmissão do vírus.

Se alguém da família estiver resfriado ou com algum sintoma, é importante evitar o contato próximo com as crianças.

Alimentação Saudável

Manter uma alimentação saudável pode contribuir diretamente no fortalecimento da imunidade das crianças, evitando resfriados e outras doenças. Saiba mais sobre a importância da alimentação saudável na infância aqui.

Transparência

Seja transparente com as crianças. Por mais que o assunto seja complexo, é fundamental tirar as possíveis dúvidas dos pequenos e orientá-los sobre a importância de todos colaborarem pelo bem da sociedade.

Se a criança for pequena, usar elementos lúdicos como desenhos pode ajudar na hora da explicação.

Nesta fase, é necessário redobrar a atenção e os cuidados com a saúde e o bem-estar das crianças.

Sabendo que manter as crianças dentro de casa e com tantas “regras”, muitas vezes, pode ser um desafio, a Fundação Abrinq disponibilizou novamente o e-book Brincar Junto: Guia de brincadeiras para crianças e adultos com dicas de atividades para ocupar a energia delas neste período. Faça o download.

Fonte: Fundação Abrinq