Notícias das Associadas

Saiba como usar o seu Imposto de Renda para o bem

not 03 04 2020 3

Você pode destinar parte do IR pago ao longo do ano para um projeto social.

Agora, e se você pudesse doar e acompanhar o uso de uma parcela do seu Imposto todo ano? É possível! Muita gente não sabe, mas na hora da declaração, pessoas físicas podem destinar até 3% do valor a pagar do Imposto de Renda para a Fundação Dorina Nowill para Cegos, que há 74 anos trabalha pela autonomia e inclusão de pessoas com deficiência visual.

Mas, não se preocupe! Você não pagará mais imposto com isso. O que acontece é que, em vez de destinar esse valor ao governo, sem ter certeza de como ele será gasto, a quantia é doada para projetos sociais.

A importância da doação

As doações pelo IR são regulamentadas por Lei e são uma valiosa fonte de recursos para as organizações do terceiro setor que atuam em áreas como saúde, cultura e defesa dos direitos humanos.

Para a Fundação Dorina, por exemplo, as doações deste ano vão viabilizar o projeto “Literatura e Inclusão”, aprovado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONDECA, que prevê a produção e distribuição gratuita de 10 mil livros acessíveis para 1 mil escolas e bibliotecas localizadas em mais de 200 municípios do Estado de São Paulo, além de capacitações para 480 profissionais promotores de leitura.

Mas, apesar de ser uma potencial fonte de captação, a doação via Imposto de Renda a entidades beneficentes ainda é realizada por uma parcela muito pequena da população. E não é por falta de interesse, já que os brasileiros são popularmente generosos, mas por falta de informação.

Apenas três passos

A própria declaração do IR já é um processo que gera muitas dúvidas e, em alguns casos, requer um profissional do ramo para realizá-la. Por isso, a Fundação Dorina está disposta a orientar quem faça a declaração sozinho ou disponibilizar informações aos contadores.

De qualquer forma, para calcular e destinar o valor da doação é muito simples. Em apenas três passos você realiza uma boa ação e contribui para transformar o futuro de milhares de crianças com deficiência visual como a Isabella, que te explica nesse vídeo como é simples fazer sua doação.

Ficou interessado em ajudar? Não se esqueça que o prazo para declaração do Imposto de Renda do exercício 2019 se encerra em 30 de abril. Para saber mais, acesse https://participe.fundacaodorina.org.br/isabella.

Fonte: Fundação Dorina