Notícias das Associadas

FUNDAÇÃO TIDE SETUBAL - Nexo Jornal lança plataforma sobre políticas públicas

not 07 07 2020 2

Em 2 de julho, o Nexo Jornal lançou a plataforma Nexo Políticas Públicas. O hub, que foi desenvolvido em parceria com alguns dos principais centros de pesquisa do país e do mundo, coloca à disposição do público conteúdo acadêmico-jornalístico, com linguagem clara e formatos inovadores, sobre temas estruturais para o Brasil e que têm interface com a formulação de políticas públicas.

O site disponibiliza acesso integralmente livre ao conteúdo lá disponível graças ao trabalho de fundações e institutos voltados à produção e disseminação de conhecimento científico, cujas produções são voltadas ao desenvolvimento de políticas públicas baseadas em evidências e estudos.

De acordo com Paula Miraglia, diretora geral e cofundadora do Nexo, tais evidências têm papel fundamental para a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas - isso é resultado direto da pesquisa acadêmica. “Desde a sua fundação, o Nexo tem como principal motivação produzir um jornalismo que contribua para um debate público qualificado e plural, e que seja capaz de fortalecer a democracia brasileira. Valorizar a produção científica e criar novas formas de comunicá-la é também uma maneira de ampliar esse debate.”

Apoio e envolvimento acadêmico

A Fundação Tide Setubal é uma das instituições apoiadoras da iniciativa Nexo Políticas Públicas. O hub conta também com apoio da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Instituto Galo da Manhã, Instituto Ibirapitanga, Instituto Unibanco e Itaú Social.

Em âmbito acadêmico, o projeto conta com parcerias do Afro - Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial, do Cebrap; Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade (Biota), da Fapesp; Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES); Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid), da Fapesp; Centro de Economia Energética e Ambiental (Cenergia); Centro de Pesquisa Transdisciplinar em Educação (CPTE); Centro de Estudos da América Latina David Rockefeller da Universidade de Harvard (DRCLAS); e Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS).

Políticas pública a um clique

Acesse aqui para consultar o acervo do Nexo Políticas Públicas.

Fonte: Fundação Tide Setubal