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Livro da FUNDAÇÃO TIDE SETUBAL apoia campo da comunicação de causas na busca por mais diálogo

Livro da FUNDAÇÃO TIDE SETUBAL apoia campo da comunicação de causas na busca por mais diálogo


Publicação parte da premissa de que existe um terreno comum e um conjunto de valores compartilhados entre os campos progressistas e conservadores no país

O debate público brasileiro dos anos recentes tem sido marcado por uma forte disputa de narrativas antagônicas que culminou com a vitória eleitoral de lideranças políticas que rechaçam a democracia e seus processos. O contexto levantou dúvidas que inquietam instituições, políticos e integrantes do campo progressista e democrático e põem a comunicação e o diálogo entre diferentes como um dos principais pontos discutidos e colocado em xeque.

Pensando nisso, a Fundação Tide Setubal lança, no dia 9 de setembro, o livro Comunicação de Causas: reflexões e provocações para novas narrativas, desenvolvido em parceria com o Instituto Alana e a Rede Narrativas. Trata-se de uma publicação que apresenta reflexões e novas questões acerca de como o campo progressista pode se reposicionar para se abrir ao diálogo com o campo do conservadorismo médio.

O lançamento será realizado a partir das 17h, em live transmitida pelo canal Enfrente, plataforma da Fundação Tide Setubal no YouTube, com uma mesa composta por Cris Bartis, sócia e diretora-executiva do B9 Company e cocriadora e apresentadora do podcast Mamilos; Cristina Fernandes de Souza, criadora e apresentadora do podcast Ideias Negras e coordenadora de comunicação do Instituto Vladimir Herzog; Márcio Black, cientista político, produtor cultural e coordenador do Programa de Democracia e Cidadania Ativa da Fundação Tide Setubal; Rafael Poço, advogado, ativista e idealizador do Despolarize, projeto voltado à melhora do diálogo entre pessoas com posicionamentos políticos diferentes. O evento terá apresentação panorâmica do material com Gabriela Brettas e Tânia Crespo, da Move Social, e será mediado por Fernanda Nobre, supervisora geral da nova publicação e gerente de comunicação da Fundação Tide.

A publicação é um desdobramento da pesquisa O Conservadorismo e as Questões Sociais, produzida em 2019 pela consultoria com o Plano CDE, sob encomenda da Fundação Tide, com o objetivo de conhecer pensamentos, valores e posições de quem está no espectro do conservadorismo médio, a fim de entender por que alguns temas fundamentais para o desenvolvimento dos territórios periféricos geram tanta polarização e tamanha dificuldade de diálogo.

Fernanda Nobre explica que na pesquisa de 2019 a comunicação se colocou como um dos grandes desafios para o campo progressista. “A forma como nos colocamos em defesa de causas como equidade racial e de gênero, violência ou direitos humanos não gera conexão e, muito menos, engajamento, um dos pontos centrais para a mobilização e o diálogo em torno desses temas. Diante dessa realidade e do contexto cada vez mais polarizado, resolvemos dar mais um passo nessa jornada, buscando refletir quais mudanças são possíveis em nossa forma de produzir comunicação. A publicação é uma provocação para novos passos neste percurso.”, explica a jornalista.

Norteado pelo contexto de emergência de tendências conservadoras na sociedade brasileira, o livro apresenta um diagnóstico da comunicação nos campos conservador e progressista, passando pela análise dos desafios e pelos caminhos e possibilidades. O mote da publicação é apoiar comunicadores de organizações do Terceiro Setor — organizações da sociedade civil e do investimento social privado, movimentos sociais, grupos e coletivos —, a refletir e a agir em torno desse desafio, construindo pontes e desenvolvendo narrativas inclusivas.

Sobre a Fundação Tide Setubal (www.fundacaotidesetubal.org.br): organização não governamental, de origem familiar, criada em 2006, que fomenta iniciativas promotoras da justiça social e do desenvolvimento sustentável de periferias urbanas e que contribuam para enfrentar desigualdades socioespaciais das grandes cidades, em articulação com sociedade civil, instituições de pesquisa, Estado e mercado.