Notícias das Associadas

FUNDAÇÃO VANZOLINI - Portal do mercado de jeans destaca Fundação Vanzolini como operadora local do International EPD System

not 14 09 2020 8

Site do programa EPD Brasil: https://www.epdbrasil.com.br/

A Fundação Vanzolini foi destaque em um guia de certificações publicado no portal GBLjeans, especializado em notícias sobre o mercado de jeans no Brasil e no Mundo. O material, em uma das oito matérias, abordou a EPD – Environmental Product Declaration (declaração ambiental de produto, em português) − certificação que verifica e expressa os principais impactos ambientais ao longo do ciclo de vida de produtos de acordo com a norma ISO 14025 – e tem a Fundação Vanzolini como o operador local do International EPD System desde 2018. A certificação, que já é referência na Europa e Estados Unidos e começa a ganhar projeção no Brasil, fornece dados ambientais quantificados e verificados por terceiros qualificados de produtos.

A primeira EPD de moda foi publicada no mundo em 2018. Em maio de 2019, eram 30 certificações do segmento registradas na plataforma. Felipe Coelho, especialista em EPD da Vanzolini, ressalta que a participação acelerou de lá para cá. Em julho de 2020, o sistema computava 80 EPDs publicadas no mundo. A maior parte da área de denim. “Não é muito, mas é um sinalizador de mudança importante”, diz.

Uma EPD® comunica informações transparentes e comparáveis sobre o impacto ambiental de um produto a partir de seu ciclo de vida. O programa EPD Brasil® faz parte do International EPD® System, um programa global para declarações ambientais com base na ISO14025. Atualmente o programa está em 45 países e conta com mais de 1.400 EPDs em seu banco de dados.

Sobre a Fundação Vanzolini

A Fundação Vanzolini se aprimora para contribuir com o desenvolvimento sustentável do país, desenvolvendo pesquisas e soluções, formando profissionais, promovendo palestras, treinamentos e cursos na área de gestão; concedendo certificados nas áreas de sistemas de gestão de gestão da qualidade, meio ambiente, segurança e saúde ocupacional, responsabilidade social e outros, para os mais diversos setores, como automobilístico, hospitalar e construção civil,; Certificação AQUA-HQE, para Construções Sustentáveis;; e Normas ONA, para Acreditação de Organizações de Saúde, sendo É acreditada pela acreditação ISQua – organização de âmbito mundial que promove a melhoria da qualidade e a segurança na prestação de serviços em saúde, conferindo qualidade internacional e atestando que os nossos clientes são atendidos por um organismo de certificação que preza pelas melhores práticas adotadas mundialmente.

Fonte: Fundação Vanzolini