Notícias das Associadas

FUNDAÇÃO FÉ E ALEGRIA investe na formação dos profissionais

not 01 10 2020 1

Desde agosto, a Fundação Fé e Alegria tem promovido espaço para formações e capacitações gratuitas e online aos educadores com temas voltados à Pedagogia Inaciana e à Educação Popular para integrar as equipes e aprimorar a prática pedagógica, colaborando com a formação integral dos atendidos. As aulas são realizadas em parceria com o Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA), Federação Internacional Fé e Alegria e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

O ciclo de capacitações virtual foi dividido em três temas:
  • Formação para equipes das unidades de Educação – encontro virtual para promover um diálogo entre especialistas da área de educação da Unisinos e coordenadores dos Centros de Educação Infantil.
  • Projetos Meios de Vida – formação voltada a educadores das Obras Sociais e da Escola Eletrônica (ETE) sobre a plataforma virtual da Federação Internacional Fé e Alegria, uma ferramenta para aplicação de programas de formação técnica-profissional. O treinamento visa à implementação do Projeto Meios de Vida, ação em parceria com Inditex que apoia adolescentes, jovens e adultos na inserção no mundo do trabalho, com especial atenção para a equidade de gênero.
  • Roda de Conversa Virtual sobre Educação Popular – reflexões sobre as práticas e aprofundamentos teóricos sobre o assunto com a participação de educadores das Obras e centros sociais de todo o País. Nos próximos meses, serão realizadas mais três edições desse debate.
Além dos profissionais de Fé e Alegria de diversas localidades, as formações foram destinadas a outros colaboradores da Companhia de Jesus por meio da Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), Associação Antônio Vieira (ASAV) e Rede de Promoção da Justiça Socioambiental da Província dos Jesuítas do Brasil (RPJSA).

Sobre Educação Popular

A Educação Popular é um movimento pedagógico que visa compreender a vivência e potencial de cada sujeito como parte do processo educativo. O objetivo do método é promover nos educandos uma postura crítica, reflexiva e participativa para construção de uma sociedade mais justa e democrática.

Ser referência em Educação Popular faz parte da visão da Fundação Fé e Alegria que realiza ações de assistência social e educação há quase 40 anos e atendeu, somente em 2019, mais de 10 mil pessoas.

Fonte: Fundação Fé e Alegria