Notícias das Associadas

FCM/SANTA CASA e USP homenageiam médico Arnaldo Vieira de Carvalho

not 22 10 2020 3

Foi plantada uma árvore no campus da Faculdade de Medicina da USP

Para homenagear o centenário de falecimento do médico Arnaldo Vieira de Carvalho, ocorrido em 5/6/1920, foi plantada, na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), em São Paulo, um pau-ferro. O evento promovido, pela Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho (FAVC), mantenedora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), e a FMUSP ocorreu dia 19 de outubro. Posteriormente será plantada uma outra árvore na Santa Casa.

Acesse fotos aqui.https://photos.app.goo.gl/yP52ZDW2ECki76jN9

O Prof. Dr. Vahan Agopyan, reitor da USP, exaltou o homenageado como um dos líderes do Estado na valorização da ciência e da educação. Dr. Antonio Cleidenir Tonico Ramos, Presidente do Conselho Curador da FAVC, mantenedora da FCMSCSP, lembrou a importância desse grande brasileiro para a medicina nacional.

Marcel Cerqueira Cesar Machado, representando a Associação dos Professores Eméritos da FMUSP, discorreu brevemente sobre os vínculos históricos existentes entre a Santa Casa e a FMUSP, enquanto o Prof. Dr. José Eduardo Lutaif Dolci, Diretor da FCMSCSP, destacou que os formados e alunos das duas instituições são “Filhos de Arnaldo”, sendo, portanto, irmãos. No encerramento, o Prof. Dr. Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho, Diretor da FMUSP, destacou a importância do plantio da árvore para aproximar ainda mais os laços entre as duas instituições.

O evento foi prestigiado ainda por autoridades como Dr. João Clímaco Penna Trindade, Presidente da Diretoria Executiva da FAVC; e Prof. Yassuhiko Okay, Chefe de Gabinete da FMUSP; e Dr. Luiz Fernando Nogueira de Lima, integrante do Conselho Curador da FAVC, entre outros.

Veja reportagem:


Acesse cerimônia completa na Sala da Congregação da FMUSP:

  

Arnaldo Vieira de Carvalho foi diretor da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, primeiro diretor e catedrático da Clínica Ginecológica da então Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo e hoje Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Em sua homenagem, a Faculdade de Medicina da USP é denominada a “Casa de Arnaldo” e a avenida onde está localizada recebeu o nome de “Doutor Arnaldo”.

Dr. Arnaldo destacou-se como diretor clínico da Santa Casa de São Paulo, pelas ampliações e reformas que promoveu em seus serviços assistenciais; e imprimiu modelar organização à hoje Faculdade de Medicina da USP. É lembrado ainda pela fundação da Sociedade de Medicina e Cirurgia e pela criação da Policlínica do Estado. Participou também dos principais problemas médico-sociais de seu tempo, renovando os métodos cirúrgicos em São Paulo e introduzindo as mais recentes conquistas científicas de então.

Mais informações sobre o homenageado: https://fcmsantacasasp.edu.br/centenario-de-falecimento-do-dr-arnaldo-vieira-de-carvalho/

leia reportagem no Jornal da USP aqui.

Fonte: Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho