Notícias das Associadas

FUNDAÇÃO VANZOLINI avalia o primeiro edifício da região Sul com Selo Procel Edificações Residenciais

not 03 02 2021 2

A Fundação Vanzolini concluiu a etiquetagem do projeto do residencial Átman Cabral, empreendimento da Incorporadora MDGP, atualmente em fase de obras na capital paranaense, Curitiba. O Selo Procel Edificações Residenciais, concedido às edificações e outorgado pela Eletrobras, identifica as construções que apresentam as melhores classificações de eficiência energética no PBE Edifica – Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edificações.

O Procel é o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica do governo federal, executado pela Eletrobras. A Fundação Vanzolini é o maior Organismo de Inspeção Acreditado (OIA) para o PBE Edifica para eficiência energética, programa que é coordenado pelo Inmetro com o subsídio técnico do Procel. Como resultado das inspeções, a Fundação Vanzolini concede aos empreendimentos as ENCEs (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia), que embasam a emissão do Selo Procel Edificações.

O Átman Cabral é o primeiro empreendimento do Sul do país a garantir o Selo Procel Edificações Residenciais. Há apenas outros três empreendimentos que detêm este selo no país, todos eles localizados em São Paulo – SP.

De acordo com Gabriel Bonansea, auditor AQUA-HQE e gestor técnico adjunto PBE Edifica da Fundação Vanzolini, “a etiquetagem de eficiência energética é muito consolidada e reconhecida no Brasil para equipamentos, eletrodomésticos, veículos e outros produtos. Da mesma maneira, o Selo Procel ajuda a reconhecer quais são os produtos que apresentaram as melhores classificações de eficiência energética dentre os etiquetados”.

Por isso, segundo Bonansea, “o PBE Edifica funciona da mesma forma. Por meio da etiquetagem de eficiência energética das edificações é possível identificar quais são os edifícios e/ou unidades habitacionais que trarão maiores economias de energia elétrica durante sua operação e, com isso, maiores reduções na conta de energia, e principalmente, menor impacto ambiental”.

Para o auditor, a importância da Fundação Vanzolini atuar diretamente na avaliação do primeiro edifício de Curitiba a receber o Selo Procel de Edificações Residenciais de eficiência energética ressalta o trabalho sério e reconhecido da instituição: “a Fundação hoje é o maior Organismo de Inspeção Acreditado pelo Inmetro para a etiquetagem de eficiência energética de edificações pelo PBE Edifica, com uma experiência de mais de 700 ENCEs (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia) emitidas desde 2015 para edificações residenciais, comerciais, públicas, de serviços eunidades habitacionais – muitas das quais obtiveram o Selo Procel Edificações, seja para a FaseProjeto, seja para a Fase Edificação Construída”.

Vale destacar também que os três primeiros edifícios a receberem Selo passaram pela etiquetagem com a Fundação Vanzolini.

Selo Procel Edificações

Para a obtenção do Selo Procel de Edificações, é necessário ter primeiramente a ENCE (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia) do PBE Edifica (Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edificações) com a classificação geral A – o máximo possível –, além de outros requisitos técnicos. A etiqueta, concedida pela Fundação Vanzolini, avalia e legitima o desempenho energético das edificações

Fonte: Fundação Vanzolini