Notícias das Associadas

FUNDAÇÃO ABRINQ traça panorama da Infância e Adolescência no Brasil

not 24 03 2021 1

A Fundação Abrinq lança a primeira edição do Cenário da Infância e Adolescência no Brasil 2021. A publicação reúne indicadores sociais, como mortalidade infantil, acesso a creche, trabalho infantil, desigualdade social e violência. Nesta edição, o Cenário traz também um retrato da educação de crianças e adolescentes durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

Os dados divulgados no material estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), compromisso global do qual o Brasil é signatário para a promoção de desenvolvimento justo, inclusivo e sustentável até 2030.

O Brasil tem 69,8 milhões de crianças e adolescentes entre zero e 19 anos de idade, o que representa 33% da população total do país.

Proporcionalmente a Região Norte é a que apresenta a maior concentração de crianças e adolescentes, superando 41% da população. Mas é na Região Sudeste onde se concentra a maior população nessa faixa etária: são mais de 89 milhões de crianças e adolescentes.

Na faixa de 0 a 14 anos, há no país 9,1 milhões de crianças e adolescentes vivendo em situação domiciliar de extrema pobreza (renda per capita mensal inferior ou igual a um quarto de salário-mínimo) e 9,7 milhões em situação de pobreza (renda per capita mensal de mais de um quarto até meio salário-mínimo).

Desde maio de 2020 há um esforço dos órgãos de apuração e de produção de dados estatísticos na investigação das condições de vida da população brasileira durante a pandemia. O IBGE firmou uma parceria emergencial com o Ministério da Saúde e, juntos, implantaram uma versão inédita da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) para monitorar a incidência da Covid-19 em todo o território nacional.

A Fundação Abrinq, a partir destes dados, priorizou analisar e consolidar as informações socioeconômicas da dimensão da educação. O ensino a distância tem sido uma das condições para garantir o recebimento de atividades e o aprendizado durante a pandemia.

Confira os principais indicadores do Cenário 2021 que retratam a realidade de muitas crianças e adolescentes no Brasil:

- 45,4% de crianças de 0 a 14 anos vivem em situação de pobreza.

not 24 03 2021 2

Proporção de crianças e adolescentes de zero a 14 anos de idade vivendo nas classes de rendimentos mais baixos – Brasil, 2019

- 1.768.476 milhão de crianças estão em situação de trabalho infantil, correspondendo a 4,6% da população nesta faixa etária.

- 1,6 milhão de crianças e adolescentes de até 17 anos de idade afirmaram não estar na escola, entre os meses de julho e novembro de 2020.

not 24 03 2021 3

Situação de crianças e adolescentes de até 17 anos de idade em relação aos estudos segundo grupos etários e participação no Programa Bolsa Família (PBF) - Brasil, julho a novembro de 2020 (média dos meses investigados)


- 4,6 milhões de crianças e adolescentes de até 17 anos de idade não ter recebido nenhuma atividade escolar, mesmo que estivessem estudando, entre os meses de julho e novembro de 2020
not 24 03 2021 4

População de até 17 anos de idade que informou não estar estudando durante os meses investigados segundo grupos etários – Brasil, julho a novembro de 2020 (média dos meses investigados)

- 27,4% da população de crianças de até 3 anos de idade frequenta uma creche, considerando somente as matrículas desta faixa etária.

- 7,1 mil crianças e adolescentes foram vítimas de homicídio em 2019, sendo 5,4 mil destes homicídios (75,5%) cometidos por arma de fogo.

Os indicadores foram retirados de fontes públicas e estão disponíveis no Observatório da Criança e do Adolescente.

Clique aqui e faça o download do Cenário da Infância e da Adolescência no Brasil 2021.

Fonte: Fundação Abrinq