Notícias das Associadas

FUNDAÇÃO DORINA NOWILL PARA CEGOS celebra 75 anos com série “Encontros” no Youtube

not 04 05 2021 3

Programa especial de entrevistas e atrações culturais será transmitido em 4 sábados do mês de maio abordando temas como trabalho, educação, informação e autonomia.

Em 2021, a Fundação Dorina Nowill para Cegos celebra 75 anos e, para dar continuidade às comemorações, a instituição lança a série de vídeos “Encontros”, com o apoio da Unibes Cultural.

Com quatro episódios – que vão ao ar semanalmente, nos dias 1, 8, 15 e 22/5 às 14h – a atração tem como objetivo oferecer entretenimento e informação sobre a deficiência ao público. Com uma programação diversa, que abrange palestras, apresentações musicais e conversas com convidados especiais, os vídeos serão disponibilizados no canal do Youtube da entidade.

“Em 75 anos de atuação, nossa Fundação promove a autonomia e a inclusão de pessoas cegas ou com baixa visão e realizar atrações que inspirem e tragam informações para o público faz parte da nossa história. Nosso projeto traz o protagonismo para que pessoas com deficiência possam contar suas histórias de vida, além de outros convidados que irão falar sobre ações voltadas à inclusão e acessibilidade”, conta Alexandre Munck, superintendente executivo da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Doe!

Além de informar e entreter, a ação tem como meta arrecadar R$ 75 mil para a manutenção dos projetos realizados pela entidade. Desde sua fundação, a instituição atua com o propósito de atender gratuitamente pessoas cegas ou com baixa visão e suas famílias, promovendo a reabilitação desse público. As doações poderão ser feitas pelo site: fdnc.org/75anos 

Programação

01 de maioO primeiro programa abordará o pilar “Trabalho” e terá os seguintes convidados:

Edson Defendi, coordenador da área de empregabilidade; Maristela Mendes (Captação de Recursos) e Janaína Camargo (Serviço de apoio a Inclusão). Todos atuam na Fundação Dorina e vão explanar sobre mercado de trabalho, inclusão e assuntos correlatos.

Renato José da Silva, cego, é músico e colaborador da Fundação. Apresentará músicas ao violão e vai compartilhar um pouco de sua história de vida.

Clique aqui para assistir

08 de maio – O segundo episódio da série aborda o pilar “Educação”

Convidadas: Ika Fleury, membro do conselho da Fundação Dorina Nowill para Cegos, que apresentará o Programa Braille Bricks Brasil, projeto lúdico voltado para alfabetização de forma prática e inclusiva;

Fernanda Biachini, do grupo Cia Ballet de Cegos, apresentará o trabalho social da instituição; e Pollyana Costa, educadora física, que vai dar dicas de atividades para todos.

Enceramento: serenata em homenagem ao Dia das Mães

15 de maio – O terceiro programa será pautado pelo pilar “Informação”

Convidados: Dra.Eliana Cunha, oftalmologista da Fundação Dorina Nowill para Cegos, palestrará sobre saúde dos olhos e prevenção de doenças oculares;

O grupos Libras AB vai falar sobre a Linguagem de sinais e a importância de estudar Libras.

Encerramento: Wendell Belarmino, nadador paralímpico medalhista de ouro, prata e bronze nos Jogos Parapan-Americanos de 2019. Na ocasião, o atleta contará um pouco da sua trajetória profissional.

22 de maio – O último episódio da série trata do pilar “Inclusão” com os seguintes convidados:

Alexandre Munck, superintendente executivo da Fundação Dorina;Phelipe Rodrigues, nadador paralímpico e medalhista em Pequim, Londres e Rio de Janeiro, e Bia Santana, patinadora de velocidade. Ambos vão contar um pouco de suas histórias e falar sobre como o esporte foi importante em suas vidas.

Encerramento: apresentação musical do projeto MPB+, com dois integrantes cegos.

Fonte: Fundação Dorina