Notícias das Associadas

FUNDAÇÃO ARNALDO VIEIRA DE CARVALHO - Faculdade da Santa Casa de SP assume cadeira no Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas

not 11 06 2021 2

Representada pelo professor Guilherme Messas, a Faculdade participará de discussões sobre políticas públicas antidrogas do estado de São Paulo

O Prof. Dr. Guilherme Messas assumiu uma cadeira acadêmico-científica no Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (CONED/SP) como representante da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Os assentos do Conselho são destinados a membros de órgãos públicos, organizações não governamentais, sociedade civil e faculdades/universidades.

Vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, o CONED/SP contribui para o aperfeiçoamento das ações voltadas à prevenção, à redução de danos, à diminuição da oferta, ao tratamento e à reinserção social de pessoas afetadas pelo uso e abuso de álcool, tabaco e outras drogas.

O Conselho dá orientações sobre a adoção de políticas públicas de álcool e droga no estado de São Paulo, considerando as necessidades de populações específicas para a criação de estratégias adequadas de prevenção e tratamento, que garantam a preservação dos direitos humanos e do meio ambiente.

“A participação da Faculdade no CONED é fundamental, uma vez que propicia sua inserção no centro das discussões sobre as políticas de drogas do estado de São Paulo”, afirmou Messas, que também é coordenador do Conselho para Regulação do Álcool (CRA). “Trata-se de auxiliar na definição de ações que podem impactar não somente a saúde da população, mas também os direitos humanos, sobretudo da infância e adolescência; a economia e o urbanismo”, completou o psiquiatra.

Fonte: FUNDAÇÃO ARNALDO VIEIRA DE CARVALHO