Notícias das Associadas

FUNDAÇÃO ABRINQ PELOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - Projeto Fortalecimento da Rede Estratégia ODS reconhece iniciativas transformadoras no Brasil

not 17 06 2020 1

A Associação Voluntários para o Serviço Internacional Brasil (AVSI), a Casa Pequeno Davi e a Associação Reciclázaro possuem um objetivo em comum: ajudar a quem mais precisa. No final do ano passado, cada uma delas teve o seu projeto reconhecido, recebendo apoio para tornar real o sonho de transformar a vida de pessoas que buscam um futuro melhor.

Em 2020, o Projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS, coordenado pela Fundação Abrinq, em parceria com a Agenda Pública e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), e financiado pela União Europeia, lançou edital com o objetivo de selecionar e apoiar três ações de organizações sociais para que implementassem e promovessem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como a promoção dos direitos humanos, o desenvolvimento econômico local sustentável e o atendimento ao público em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A premiação ocorreu em dezembro, quando as três instituições citadas anteriormente receberam o aporte financeiro de até R$ 147 mil cada, e puderam colocar em prática os seus projetos.

Geração de renda para mulheres na Paraíba

A Casa Pequeno Davi é uma organização não governamental que há 35 anos desenvolve ações que contribuem para a efetivação dos direitos humanos. É referência no estado da Paraíba e na região Nordeste do Brasil por suas ações, programas, projetos e campanhas de sensibilização. Desenvolve atividades educacionais diretas com crianças e adolescentes do bairro Roger, sede da entidade, atendendo também a comunidade da região próxima ao terminal rodoviário, em João Pessoa - PB. Atualmente, a organização atende 317 crianças, adolescentes e jovens, entre 07 e 24 anos que participam das atividades educativas oferecidas. A instituição atua junto ao indivíduo, à família e à comunidade, com o objetivo de diminuir as vulnerabilidades sociais, desenvolver potencialidades, fortalecer vínculos familiares e comunitários.

O prêmio recebido no ano passado possibilitou a continuidade do Projeto Promoção de Autonomia e Geração de Renda por Organizações Solidárias de Mulheres na Paraíba. Essa ação é realizada nas microrregiões da Zona da Mata e Borborema, na Paraíba, e contribui com o fortalecimento de iniciativas de atividades produtivas desenvolvidas por oito grupos e empreendimentos econômicos solidários de mulheres, beneficiando diretamente 104 mulheres, que produzem bolos, refeições típicas regionais – incluindo derivados de mariscos e pamonha - massas, salgados de raízes locais (macaxeira, batata doce e inhame), suplementos alimentares, artesanatos, trabalhos manuais, hortas e quintais produtivos.

O objetivo do projeto, segundo Maria Lúcia Lira de Souza, assistente social da CPD, “é contribuir com a emancipação e empoderamento das mulheres para o enfrentamento da pobreza”.

not 17 06 2020 2
Respeito aos direitos humanos em Minas Gerais

Organização sem fins lucrativos que tem como missão tornar as pessoas protagonistas do próprio desenvolvimento, da sua família e comunidade, por meio de projetos sociais. A AVSI Brasil está presente em 11 estados brasileiros: Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, São Paulo, e no Distrito Federal. Só em 2020, desenvolveu 26 projetos que atenderam 7.709 instituições e mais de 466 mil pessoas, de diferentes perfis, foram beneficiadas, sendo essas, crianças e adolescentes, pessoas privadas de liberdade, pessoas sentenciadas à prestação de serviços à comunidade, população de migrantes e refugiados.

Em 2021, teve início um novo projeto com ações de promoção dos direitos humanos de mulheres condenadas à privação de liberdade há mais de 10 anos, o Costurando Oportunidades, que tem como objetivo a humanização por meio de um trabalho voltado para a ressocialização efetiva, por meio da contribuição da Agenda 2030. No estado de Minas Gerais, oito Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (APACs) femininas estão em funcionamento, com 413 mulheres.

“Um dos pilares de nossa atuação é a construção de parcerias, pois acreditamos que é fundamental estabelecer uma ligação entre todas as entidades públicas e privadas envolvidas em cada projeto, colocando em ação diversos atores e criando oportunidade para o crescimento de todos. Nesse sentido, o Prêmio Estratégia ODS representou a oportunidade de ingressarmos em mais uma rede de instituições com foco no desenvolvimento humano, potencializando ainda mais a nossa atuação e criando a chance de desenvolvermos projetos como o Costurando Oportunidades”, ressalta Jacopo Sabatiello, vice-presidente da AVSI Brasil.

Mulheres de coragem em ação na capital paulista

Fundada há mais de 20 anos, a Associação Reciclázaro atua em prol da reinclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade, promovendo o resgate de sua autonomia, autoestima, e a reinserção no mercado de trabalho. Mulheres, crianças, idosos e pessoas em situação de rua fazem parte dos grupos acolhidos em cinco unidades, que também são dedicadas à capacitação e estão fortemente integradas à preservação ambiental. Anualmente, são atendidas mais de 7 mil pessoas.

Neste ano, graças ao prêmio, a associação lançou o Projeto Cooperativa Pão de Moça – Mulheres de Coragem em Ação, que oferece capacitação e geração de renda por meio do empreendedorismo às mulheres acolhidas na Casa de Marta e Maria e às usuárias dos serviços de outras instituições da Rede de Proteção Social de São Paulo.

Localizada no bairro do Belém, em São Paulo - SP, no Centro de Formação Profissional e Educação Ambiental - unidade da Associação Reciclázaro - a padaria impulsiona o crescimento profissional de mulheres de baixa renda na liderança de empreendimentos sustentáveis, garantindo condições econômicas e sociais necessárias para que as mães não se separem de seus filhos ao deixarem os serviços de acolhimento na cidade.

“Iniciativas que valorizem, incentivem e deem visibilidade às práticas que contribuam para atingir as metas da Agenda 2030 são fundamentais para o desenvolvimento sustentável. A nossa organização incorpora os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em sua missão”, destaca Lucia Maciel, técnica responsável pela Incubação de Negócios Sociais da instituição.

not 17 06 2020 3
A importância dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Uma agenda universal para que o poder público e a sociedade repensem a relação com o futuro do planeta. Criados em 2015 pela Organização das Nações Unidas, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) trazem à tona temas importantes como equidade, responsabilidade social, consciência ambiental, acesso à educação e promoção da saúde. Ao todo, são 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

Para mobilizar, discutir e propor meios de implementação para os ODS, que contemplem medidas efetivas para obter avanços nas diferentes dimensões que compõem a Agenda, foi criada a Estratégia ODS, uma coalizão de organizações com atuação reconhecida no país, da qual a Fundação Abrinq faz parte, representada também por instituições da sociedade civil, do setor privado e poder público.

Saiba mais sobre a atuação do Projeto Fortalecimento da Rede Estratégia ODS  e como ele contribui para o sucesso no cumprimento da Agenda 2030 no país.

Fonte: Fundação Abrinq