Notícias das Associadas

Fealq - Equoterapia da Esalq-USP completa 20 anos

not 05 08 2021 2

O Projeto Equoterapia da Esalq/USP completa hoje, 2 de agosto, 20 anos de existência, com a expectativa não somente de retomar em breve os atendimentos, que foram suspensos devido à pandemia da Covid-19, como também de ampliar o número de pessoas beneficiadas a partir de novas parcerias e patrocinadores. A iniciativa tem o apoio institucional da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ).

Em duas décadas, foram aproximadamente 30 mil atendimentos realizados no campus em Piracicaba (SP) e muitas vidas transformadas. O projeto é voltado a pessoas com deficiência, principalmente crianças, e busca, dentro de uma abordagem multidisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, o desenvolvimento biopsicossocial das pessoas assistidas.

Idealizado pelo professor Claudio Maluf Haddad, do Departamento de Zootecnia da Esalq/USP, em 2001, o projeto social foi concebido, ainda, para executar atividades de Ensino, com a formação de novos equoterapeutas para outros municípios; Pesquisa (sobre a interação entre cavalo e paciente); e Extensão Universitária, por meio do atendimento principalmente às famílias de baixa renda.

Segundo o professor Claudio Haddad, o momento é delicado, mas os esforços para manter a ação foram redobrados. Graças ao apoio dos parceiros, parte da estrutura e os cuidados com os animais foram mantidos durante a pandemia. “Com a volta à normalidade das rotinas na universidade, nós teremos condições de retomar rapidamente o atendimento às 22 crianças inscritas no projeto. Mas nós queremos ir além. Queremos ampliar o número de pessoas beneficiadas e, para isso, estamos buscando novos parceiros”, destacou Haddad, lembrando que o trabalho demanda custos com manutenção, contratação de fisioterapeuta, psicólogo, equitador, tratamento dos cavalos, entre outros.

O projeto também conta com a gestão administrativa dos professores Sila Carneiro da Silva e Gerson Barreto Mourão, ambos do Departamento de Zootecnia da Esalq/USP, e gestão técnica da professora Roberta Ariboni Brandi (Zootecnia da FZEA/USP, em Pirassununga).

DOAÇÃO E CORRENTE DO BEM

Sensibilizada com a causa, a Feno & Punto, empresa de feno e pré-secado do município de São Borja (RS), doou em junho 7 toneladas de feno para serem destinadas à manutenção e alimentação dos cavalos do Projeto Equoterapia da Esalq/USP.

Um dos sócios da empresa, o produtor rural Felipe Moura disse que a essência do projeto chamou a atenção e motivou o apoio. “A causa é muito nobre e tem tudo a ver com os valores da empresa. Nosso intuito é ajudar. A gente sabe que toda atividade que envolve animais demanda custos e, dentro da lista de insumos e valores, é no da alimentação que podemos atuar”, afirmou ele, que tem sociedade junto do empresário e pecuarista Alexandre Cenacchi.

O transporte da carga com destino a Piracicaba começou a ser feito num caminhão da McHale – empresa que também apoia a Equoterapia -, mas uma parada policial ainda na altura de Santa Catarina interrompeu a viagem. Segundo Felipe Moura, a polícia fez com que todo feno fosse descarregado no acostamento da rodovia, atrasando a entrega e aumentando os custos.

Ele contou que resolveu acionar grupos de fenação, e produtores se mobilizaram via WhatsApp, arrecadando um montante até maior que o necessário para cobrir os gastos com frete. “Isso só reforçou o quanto a mobilização dos produtores é forte; o quanto o agro é forte. E, ao final, a iniciativa de uma única empresa acabou se multiplicando, com a união de mais pessoas em prol da mesma causa”, ressaltou Felipe, que é também engenheiro agrônomo e mestre pela Esalq/USP. O valor restante foi destinado à FEALQ, que garantirá que os incentivos sejam integralmente utilizados para o atendimento às pessoas do projeto.

not 05 08 2021 1
Carga de feno doada ao Projeto Equoterapia Esalq/USP | Crédito: Felipe Moura | Local: Estância Santa Marta - São Borja/RS

Para se tornar PARCEIRO da iniciativa, basta entrar em contato com a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz.

Contato Fealq:

Ana Beatriz Lopes

Fone: (19) 3417-6617

E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Doações:

Banco do Brasil: agência 3149-6 / conta corrente 4008-8.

Envie comprovante para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. com nome completo e CPF para emissão de recibo

Fonte: FEALQ