Notícias das Associadas

FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO participa da Semana Nacional de Aprendizagem

not 18 08 2021 2

Vantagens da adesão empresarial aos programas de contratação de aprendizes, os impactos da Covid-19 na educação e trabalho dos jovens estão entre os temas que serão discutidos.

O Colegiado de Fóruns Estaduais e Distrital de Aprendizagem Profissional do Brasil – FAP/BR promove, de 16 a 23 de agosto, em seu canal de YouTube, a Semana Nacional de Aprendizagem. A Fundação Roberto Marinho — responsável pelo Programa Aprendiz Legal, presente em 15 estados e no Distrito Federal — estará representada no evento pela Gerente de Avaliação Rosalina Soares. No dia 18, às 15h, ela irá tratar do tema “Juventudes e Pandemia – Relatório Especial: Jovens com contrato de Aprendizagem”.

Rosalina Soares irá apresentar os resultados da pesquisa “Juventudes e a Pandemia do Coronavírus”, realizada nos meses de março e abril deste ano, com 68 mil jovens de 15 a 29 anos de todo Brasil. Esta foi a segunda edição da pesquisa (a primeira foi em maio de 2020 e ouviu quase 34 mil jovens) e ação é promovida pelo Conselho Nacional da Juventude (CONJUVE), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, a UNESCO, a Rede Conhecimento Social, a Visão Mundial, o Mapa Educação, o Em Movimento e o Porvir.

A proposta era ouvir dos jovens como a crise sanitária e a pandemia os afeta e como eles podem ser apoiados neste momento. Saúde, bem-estar, vacinação, educação, aprendizado, trabalho, renda, socialização, origem, perfil socioeconômico e expectativas estavam entre os assuntos abordados, cujas respostas puderam ser dadas anonimamente. Durante a fase de coleta dos dados, foi realizado um monitoramento para garantir a representatividade de jovens de todas as regiões do Brasil, conforme explica Rosalina Soares: “Utilizamos dados populacionais do IBGE para analisar a representatividade e ativar a mobilização, cuidando para que ao final da coleta a pesquisa represente as juventudes brasileiras”. Os dados da pesquisa estão dentro da Plataforma Atlas das Juventudes, que busca auxiliar em todas as etapas de adoção de políticas públicas e projetos para as juventudes no Brasil.

Além da Fundação Roberto Marinho e da FAP/BR, outros diversos representantes e profissionais que lidam com a questão da educação e do emprego entre jovens no Brasil estarão presentes na Semana Nacional de Aprendizagem: Organização Internacional do Trabalho (OIT), Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Ministério Público do Trabalho (MPT), Secretarias Regionais do Trabalho (SRT), Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), Instituto de Educação Profissional (IEP), Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC), Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescentes (Conanda), Federação Brasileira de Associações Socioeducacionais de Adolescentes (Febraeda), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Ensino Social Profissionalizante (Espro), Rede Cidadã, Accenture, Essor Brasil – além do Gerar e do Cieds, instituições parceiras do Programa Aprendiz Legal.

Fique por dentro da programação:


Fonte: FRM