Notícias das Associadas

FECAP - Alunos da FECAP têm trabalho sobre o PIX publicado em dois congressos

not 27 08 2021 3

Um grupo de alunos do curso de Graduação em Ciências Contábeis da FECAP teve um artigo (originado de seu trabalho de TCC) aceito em dois congressos científicos: o 32º ENANGRAD (Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração) e no 56º CLADEA  (Consejo Latinoamericano de Escuelas de Administración).

O artigo “PIX® – A INOVAÇÃO DO SISTEMA DE PAGAMENTOS BRASILEIRO” foi produzido pelos estudantes Isabella Diniz, Joyce Araújo, Milena Teles e Higor Tomaz, com orientação do professor Juliano R. Silva. https://www.linkedin.com/in/julrsilva/

O ARTIGO

O artigo explorou o setor bancário brasileiro, que tem passado por diversas mudanças regulatórias nos últimos anos, dentre as quais destaca-se a necessidade de democratizar o acesso aos serviços bancários.

Para viabilizar tal agenda, o Banco Central do Brasil (BCB) iniciou com uma das inovações disruptiva no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB): o Pix®, que se tornou sucesso ao permitir transferências monetárias em segundos, não importa a instituição bancária, nem o dia e o horário da transação.

O professor orientador se diz feliz com a conquista de seus orientandos. “Desde o início, a palavra de ordem era: ‘vamos publicar’, ‘vamos fazer barulho’. E eles conseguiram! Tal conquista me enche de orgulho e me faz acreditar que existe apenas um caminho para uma grande nação, ‘educação’.”

Já o grupo de estudantes declara:

“Nós sabíamos que fazer uma pesquisa acadêmica não seria fácil, mas desde o princípio nós como amigos e como grupo de pesquisa estávamos bastante alinhados e determinados que queríamos que o nosso trabalho fosse publicado e que não mediríamos esforços para encerrar esse ciclo da melhor maneira possível. Apesar disso, o caminho foi longo, nem sempre a gente conseguiu entregar tudo conforme o planejado, recalculamos a rota muitas vezes, tivemos também momentos delicados como por exemplo, quando integrantes do grupo e seus familiares tiveram COVID, onde escrever ou ler para o artigo era praticamente impensável, mas apesar de tamanho desafio, não faltou apoio, tivemos a melhor parceria possível, não somente durante a pesquisa, mas também durante todo o período letivo, principalmente do nosso orientador, que compreendeu todos os nossos momentos de dificuldade, desânimo e continuou nos incentivando por todo o caminho. Essa conquista representa muito para nós, por todo o esforço que empenhamos durante a pesquisa e principalmente por tudo que enfrentamos juntos para finalizá-la com excelência.”

A participação do grupo no 56º CLADEA será entre os dias 25 e 27 de outubro, enquanto que o 32º ENANGRAD acontece de 13 a 15 de novembro.

not 27 08 2021 4

not 27 08 2021 5

not 27 08 2021 6

not 27 08 2021 7

not 27 08 2021 8

Fonte: FECAP