Notícias das Associadas

FIPE - Mais de 220 mil brasileiros estão enfrentando a pandemia nas ruas

not 08 09 2021 5
(Foto: Jorge Araújo via Fotos Públicas)

Aumento da população de rua

De acordo com uma nota técnica do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), quase 222 mil brasileiros viviam nas ruas até o início de 2020. Na pandemia, a vulnerabilidade deste grupo aumentou, junto com o desemprego e a fome. Hoje, o número de pessoas em situação de rua pode ser bem maior.

Para refletir sobre a população de rua na pandemia, o programa Olhar da Cidadania, da Rádio USP, entrevistou a profa. Silvia Schor, responsável na Fipe pela pesquisa sobre Habitação de Interesse Social.

Silvia Schor é professora do Departamento de Economia da FEA-USP e coordenadora da área de pesquisa sobre Habitação de Interesse Social na Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e da Rede Brasileira de Pesquisadores sobre População em Situação de Rua. Coordenou os Censos de População em Situação de Rua para a Prefeitura de São Paulo em 2015, 2009, 2003 e 2000.

Tâmara Damaceno é psicóloga e Gestalt terapeuta, trabalhando com atendimentos clínicos, grupos terapêuticos e iniciativas em prol da garantia de direitos e promoção de autonomia da população em situação de rua através do Instituto LAR, organização que busca oferecer dignidade, cidadania e identidade social para pessoas em situação de rua no Rio de Janeiro.

O programa também contou com a participação dos colunistas Christian Dunker, psicanalista e professor titular da USP, que falou sobre sobre a existência alimentada pelo conflito, e Marcos Perez, professor da Faculdade de Direito da USP, que falou sobre o julgamento do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello.

O programa foi apresentado pelo jornalista Joel Scala.

Olhar da Cidadania na Rádio USP

Todas as quartas-feiras, às 17h

Reprise todas as sextas-feiras, às 2h30

São Paulo: 93,7 FM

Ribeirão Preto: 107,9 FM

Fonte: Observatório 3º setor