Notícias das Associadas

FUNSAI - “Setembro Amarelo”– Mês de Valorização da Vida

not 10 09 2021 5

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em 2015. Atualmente é uma campanha que toda sociedade brasileira compartilha e dialoga, pois é o momento em que refletimos o quanto é importante falar, escutar e acolher os nossos sentimentos e emoções.

A cor da campanha foi adotada por causa da história que a inspirou:

Em 1994, um jovem americano de apenas 17 anos, chamado Mike Emme, tirou a própria vida em seu Mustang 1968, amarelo. Seus pais iniciaram a campanha do programa de prevenção ao suicídio "fita amarela".

O objetivo é conscientizar sobre a prevenção do suicídio e dar visibilidade à causa. Ao longo dos últimos anos, escolas, universidades, entidades do setor público e privado e a população de forma geral se envolveram neste movimento. Conversar sobre esse assunto é ajudar a reduzir o preconceito que faz com que muitas pessoas não busquem auxílio. Dialogar sobre essa temática também é ajudar os amigos e familiares a perceberem os sinais que antecedem o ato do suicídio. Falar sobre suicídio é uma maneira das pessoas se sentirem apoiadas, acolhidas e respeitadas e, também, perceberem que não estão sozinhas e que existem outros caminhos para lidar com o sofrimento, as cobranças sociais, emocionais, familiares, financeiras, culpa, remorso, depressão, ansiedade, medo, fracasso, humilhação, dentre outras. A tentativa de suicídio pode acontecer entre pessoas de qualquer faixa etária, gênero, etnia ou classe social, em várias fases da vida.

Lembre-se, você não está sozinho! Procure uma pessoa próxima e conte o que está acontecendo. Se perceber a mudança brusca de comportamento de uma pessoa com quem convive, aproxime-se, porque a maioria das pessoas que tentam o suicídio dão sinais sobre suas ideias de morte.

O apoio profissional é muito importante para um diagnóstico correto e um tratamento efetivo. Por mais complicada que seja a situação, há sempre outras saídas. Psicólogos e psiquiatras são profissionais que podem ajudar.

Este período de isolamento social, devido à pandemia do COVID 19, é desafiador para a manutenção da saúde mental. Por isso, mesmo à distância, mantenha ativo o contato com amigos e familiares. Participe desse movimento de prevenção ao suicídio, ajudando a salvar vidas.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) trabalha para oferecer suporte emocional e realiza a prevenção do suicídio. O atendimento é pelo telefone 188 ou pelo chat online no site. Se precisar, não hesite em buscar ajuda. O atendimento funciona 24 horas, para oferecer escuta e acolhimento.

Fonte: Funsai