Notícias das Associadas

Fundação Abrinq e Instituto Cyrela promovem reforma em creche de São Paulo - SP

not 22 09 2021 1

Correr, brincar e pular no parque. Estas atividades foram limitadas em razão das manutenções no Centro de Educação Infantil Elite, localizado na zona leste de São Paulo - SP. “O parque é o local que elas [as crianças] mais gostam. O espaço é maravilhoso, arborizado, mas em razão da má condição dos brinquedos, muitos quebrados e deteriorados pela ação do tempo, os alunos utilizavam de forma limitada” relata Raquel Feliciano, diretora da unidade.

A realidade destas crianças mudou quando, em julho deste ano, com o apoio do Instituto Cyrela, a Fundação Abrinq iniciou a reforma da creche, possibilitando conforto, estrutura adequada e educação qualificada para dezenas de meninas e meninos. A iniciativa faz parte do Programa Creche para Todas as Crianças.

Felicidade no olhar

O parque foi reformado, em julho deste ano, proporcionando um ambiente mais adequado às brincadeiras e atividades lúdicas para as crianças. “Foram feitos reparos, lixamento, pintura e as trocas das madeiras e das estruturas de ferro dos brinquedos.”, conta Raquel.

“O resultado foi muito positivo. Fomos beneficiados com um material pedagógico rico e um espaço em área livre mais saudável e aconchegante tanto para as crianças, quanto para os profissionais que trabalham aqui. Foram melhorias que vieram para nos beneficiar e as crianças e os pais adoraram. Afinal, quem não gosta de coisa nova, né? Os livros também tiveram um impacto muito grande no nosso dia a dia”, comenta Daiany Sousa, professora de educação infantil.

Natalie Lacerda, mãe de Iara*, 2 anos, conta que a filha está se desenvolvendo muito bem na creche. “Agora, os brinquedos são um estímulo a mais para conhecer coisas novas. A comunicação dela melhorou, ela gosta de conversar com muita gente. A felicidade está nos olhos dela”.

Para Sara Sousa, mãe de Raquel*, de 3 anos, a pequena chega em casa muito feliz, quando volta da escola. “Os livros e brinquedos novos são muito bonitos. A maioria das crianças não têm acesso a eles. É algo que todas as crianças deveriam ter em suas escolas, poder se divertir em brinquedos em bom estado, livros coloridos e educativos. Ela interage com as outras crianças e volta para casa radiante de felicidade”.

“A Fundação Abrinq foi muito importante e ressignificou o nosso trabalho nas práticas pedagógicas, tanto na questão da reforma, como da formação, que foi excelente para os nossos professores. A comunidade toda ficou muito feliz, porque era uma coisa que realmente estávamos precisando. Vimos da nossa necessidade, uma oportunidade de melhorar os espaços, trazendo algo melhor para os nossos alunos”, afirma Raquel, emocionada.

Programa já beneficiou mais de 75 mil crianças

“A primeira infância precisa ser vista com prioridade e ter espaços e recursos pedagógicos adequados para o aprendizado nessa faixa etária é fundamental. Entendemos que o brincar constitui uma das atividades de maior importância na educação infantil, pois promove o desenvolvimento físico e cognitivo, possibilitando novas aprendizagens”, afirma Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq.

Com a reforma, mais de 139 crianças no Centro de Educação Infantil Elite, que agora dispõem de materiais pedagógicos e de brinquedos novos para brincar e se desenvolver.

Débora Costa Galvão, gerente do Instituto Cyrela ressalta a importância que parcerias como esta têm em benefício ao próximo. “Sabemos que as creches e escolas públicas estão em constante adaptação para prestarem um bom serviço, mas que poucos recursos estão disponíveis para este fim. Nós, do Instituto Cyrela, acreditamos que os ambientes e os espaços de aprendizagem são tão importantes quanto o conteúdo neles aplicados, por isso investimos na transformação deles, sem deixar de lado o fortalecimento pedagógico. Nosso propósito é contribuir com a qualidade da educação nos territórios onde estamos presentes, potencializando o trabalho já realizado pelos atores sociais locais e conectando novos parceiros. Acreditamos na força da parceria, e apoiar programas como o Creche para Todas as Crianças, é potencializar os impactos positivos na educação”.

O Programa Creche para Todas as Crianças visa contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Infantil no país. Para isso tem como estratégias a realização de encontros formativos com educadores para promover a qualificação de práticas pedagógicas e propiciar o fortalecimento de vínculos entre famílias e profissionais das creches. Desde 2007, a iniciativa já beneficiou mais de 75 mil crianças e ampliou mais de 280 vagas em creches pelo Brasil.

Conheça o Programa Creche para Todas as Crianças e saiba como a sua empresa pode transformar a realidade de milhares de crianças no País.

*Os nomes foram substituídos para preservar a imagem das crianças.