Notícias das Associadas

FUNDAÇÃO FACULDADE DE MEDICINA - Momento Tecnologia #58: LEVACC e a digitalização das cadernetas de vacinação da população brasileira

not 01 10 2021 2

Projeto de pesquisadores da USP busca digitalizar as cadernetas de vacinação da população e auxiliar agentes de saúde em Unidades Básicas em campanhas nacionais vacinais

Por Walace de Jesus

A Fundação Faculdade de Medicina da USP, junto ao Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, está desenvolvendo o projeto LEVACC, um programa que busca digitalizar as cadernetas de vacinação de milhões de brasileiros e ajudar agentes de saúde de todo o Brasil durante os períodos de campanhas vacinais nacionais.

Neste episódio do Momento Tecnologia, o gerente do projeto LEVACC e pós-doutorando do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Universidade de São Paulo, Thiago Dominguez Crespo Hirata, comenta que um dos gargalos das campanhas atuais é saber quem já foi e quem ainda não foi vacinado e superar o registro em papel das vacinações de uma pessoa. “Essa demanda surgiu do Ministério, mesmo porque eles estavam precisando de formas de tentar digitalizar as cadernetas de vacinação de forma mais automatizada”, explica no episódio.

Hirata também explica que o site do projeto está na fase de teste da primeira versão do aplicativo, que vai aumentar a digitalização de cadernetas em Unidades Básicas de Saúde e auxiliar o governo a detectar pontos falhos de vacinação no Brasil. Ele diz ainda que voluntários podem digitalizar suas cadernetas através do site. “A gente solicitou que as pessoas enviassem fotos das suas cadernetas do País inteiro para ter uma noção dos diferentes formatos que existem para melhorar nosso algoritmo”, destaca. De acordo com Hirata, o projeto recebeu em torno de 2 mil imagens de cadernetas.

O LEVACC está em fase de aprimoramento e pesquisa de mercado. Hirata também destaca que a primeira versão do aplicativo será testada em breve por profissionais da saúde e que, quando aprovada pelo Ministério, será ampliada para o maior número de UBSs no Estado de São Paulo e, posteriormente, no País. “A gente espera que seja um acesso rápido e fácil para a pessoa não perder muito tempo para enviar essas imagens, porque entendemos que em épocas de campanhas são muitas pessoas. Então, tentamos fazer o processo o mais fácil possível”, explica.

O Momento Tecnologia vai ao ar na Rádio USP, quinzenalmente, segundas-feiras, às 8h05 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast Veja todos os episódios do Momento Tecnologia  .

Fonte: Jornal da USP