Notícias das Associadas

FUNDAÇÃO DE ENSINO EURÍPIDES SOARES DA ROCHA - Univem Startup Experience impulsiona o empreendedorismo digital em três dias de imersão

not 05 11 2021 2

O UNIVEM promoveu a 1ª edição do Startup Experience. Uma experiência única de inovação e empreendedorismo!

Nos dias 22, 23 e 24 de outubro, o Centro Universitário UNIVEM promoveu aos alunos e convidados inscritos um evento completo e cheio de inovação! Apoiado pelo PROATO, Projeto de Cidadania Proativa e Direito, e patrocinado por diversos escritórios de advocacia e empresas conceituadas da região, a primeira edição do evento Startup Experience teve como objetivo premiar as três melhores soluções inovadoras, no contexto pós-pandemia causada pelo Covid-19.

O concurso buscou capacitar os alunos e egressos participantes das mais diferentes áreas do conhecimento, em processos de inovação e empreendedorismo, fomentando a busca de soluções inovadoras e ampliando a busca por integração entre o conhecimento científico e as demandas da nossa sociedade.

O evento foi iniciado na sexta-feira, dia 22 de outubro, no Legal Innovation Lab, e teve como pauta o credenciamento dos participantes, formação das equipes para criação das soluções, e palestras de aceleração de projetos. Já no segundo dia de evento, os participantes e colaboradores foram recepcionados com um delicioso café da manhã, e envolvidos em mentorias e na iniciação do desenvolvimento das soluções. No terceiro dia, contamos com a participação de uma Comissão Julgadora que foi composta por mais de 20 profissionais das diversas áreas do negócio e um representante do Sebrae, que avaliaram todas as ideias apresentadas, e concluíram as três melhores soluções para receber suas premiações por colocação!

not 05 11 2021 3

Um dos facilitadores do evento, Prof. Lucas Colombera destacou que “mais importante do que as soluções tecnológicas materializadas durante os três dias do evento é a jornada vivida não só pelos participantes, como também pelos mentores voluntários, e as conexões criadas. Não buscamos julgar qualquer tipo de solução, até porque startups podem dar muito certo após a conclusão do evento imersivo. Na posição de facilitador, o nosso principal objetivo era tirar os times da zona de conforto, fornecendo ferramentas adequadas, e não soluções prontas”

O evento contou com mais de sessenta (60) participantes, trinta (30) ideias e oito (8) equipes formadas! O ranking geral do concurso no evento foi representado pelos seguintes startups: Drive Carga, Faxxlita, Wildcats, Health Machine, Ives, Freela,e Expec. A equipe ganhadora teve como proposta de solução uma startup destinada a caminhoneiros autônomos, produtores rurais e empresas. Sua proposta foi de unir em uma única plataforma os produtores rurais e empresários que possuem a necessidade de encontrar com rapidez e facilidade caminhoneiros autônomos que possuam veículos adequados para fazer frete.

not 05 11 2021 4

Em um contexto em que caminhoneiros autônomos muitas vezes rodam com suas carrocerias vazias, tendo que arcar com prejuízos relacionados aos custos de viagem e tempo perdido, a Drive Carga leva na palma das mãos um catálogo de produtores e empresários que possuem demandas abertas. Desta forma, é possível, por meio de um aplicativo de fácil manuseio, com funcionalidades intuitivas, viabilizar o processo de busca, seleção e contratação de serviços de frete.

Já a segunda equipe colocada, teve uma proposta diferente do seguimento. A solução de startup apesentada pela equipe Faxxlita, foi a startup AppServer. Um aplicativo facilitador na área alimentícia. O APP tem como objetivo trazer mais praticidade e rapidez no ato antecipado de pedidos em shoppings da região, evitando filas, e desgaste de tempo para aguardar seu pedido no ato da compra. O aplicativo teria um design intuitivo, para que facilitasse ainda mais a movimentação do usuário para realizar seu pedido e apenas retira-lo na chegada ao local.

not 05 11 2021 5

As soluções foram apresentadas no último dia de evento, e as ideia vencedoras receberam prêmios de R$ 2.000,00 reais para o primeiro colocado, R$ 500,00 para o segundo colocado, e um Certificado de Honorabilidade para o terceiro colocado.

Fonte: UNIVEM