Notícias das Associadas

FSA - E-book ‘A Gestão do Terceiro Setor e suas Finalidades: Plano, Projeto e Prática'

not 23 11 2021 6

A Fundação Salvador Arena (FSA) lançou, em 30 de setembro, o quarto volume do e-book ‘A Gestão do Terceiro Setor e suas Finalidades: Plano, Projeto e Prática’, que reúne cases de 13 instituições da sociedade civil, com atuações em diversas áreas e com públicos de diversas regiões do País. A publicação aborda o pior momento da pandemia, que culminou no isolamento e gerou queda no volume de doações para essas entidades, elevando a complexidade e a demanda de atuação, tornando ainda mais desafiador o trabalho realizado por todos.

Os cases que compõem este quarto volume do e-book são resultado do curso de ‘Formação e Consultoria Monitorada em Gestão do Terceiro Setor’, promovido pela Fundação Salvador Arena (FSA) com objetivo de auxiliar na profissionalização das Organizações da Sociedade Civil (OSCs), e estão fundamentados em questões reais das instituições, contemplando proposta, contexto, plano de ação e conclusão, que podem inspirar outras organizações tanto no diagnóstico quanto na resolução de desafios do dia a dia.

“A publicação detalha a aplicação de metodologias de planejamento estratégico, governança, práticas de gestão e sustentabilidade financeira nas instituições que participaram da nossa formação ao longo de 2020”, explica Sergio Loyola, gerente de desenvolvimento e promoção social da Fundação. E revela ainda que os participantes foram estimulados a revisitar os propósitos, valores e sobretudo, ressignificar as atividades das OSCs diante de um cenário pandêmico que não foi previsto. “Os efeitos desses meses de isolamento serão sentidos por bastante tempo e, por isso, a gestão e o planejamento tornam-se cada vez mais cruciais em meio a cenários que mudam a cada instante”, completa.

Assim, este e os demais volumes da ‘Coleção FSA de Boas Práticas no Terceiro Setor’, disponíveis de forma gratuita no site da Fundação Salvador Arena, têm a finalidade de tornar público e acessível as soluções encontradas para problemas inerentes ao gerenciamento nas organizações, seja por meio dos temas descritos ou da bibliografia compartilhada, que permitirá auxiliar outras instituições a superarem seus desafios cotidianos.

Comprometida com o desenvolvimento sustentável e que têm a educação como um de seus pilares, a Fundação Salvador Arena vem realizando diversas ações para estimular o trabalho em rede no Terceiro Setor e lançar luz sobre as boas práticas do setor. Para tanto, realiza anualmente o curso de ‘Formação e Consultoria Monitorada em Gestão do Terceiro Setor’, que visa auxiliar na profissionalização das OSCs.

O curso aborda temas como Teoria da Mudança, Planejamento, Marco Regulatório, Gestão Financeira, Contabilidade para o Terceiro Setor, Prestação de Contas, Compliance, Governança, Sustentabilidade, entre outros, que são essenciais para uma boa gestão. Além disso, os participantes recebem um diagnóstico e consultoria personalizada da sua organização. O edital para a próxima edição será publicado em janeiro de 2022.

Sobre Roberto Shinyashiki

Doutor em administração de empresas pela Universidade de São Paulo, médico especializado em psiquiatria, Roberto Shinyashiki utiliza seus conhecimentos em biologia e química do cérebro humano para auxiliar na compreensão dos mecanismos da mente e como religar as conexões do seu cérebro. Compreende bloqueios, gatilhos e desejos que muitas vezes não são facilmente identificados, mas que atuam no subconsciente. Empresário há mais de 30 anos e autor com mais de 9 milhões de livros vendidos, sendo 29 best sellers, vai proferir uma palestra sobre ‘Gestão de Mudanças’ durante o lançamento do Volume IV do e-book ‘A Gestão do Terceiro Setor e suas Finalidades: Plano, Projeto e Prática’.

Fonte: FSA