Notícias das Associadas

FUNDEPAG - INOVA TRADE SHOW 2021: painel aborda ESG no setor food

not 01 12 2021 4

ESG é a sigla para “environmental, social and governance” - ambiental, social e governança, em português - e está relacionada ao comprometimento das organizações com as melhores práticas referentes a esses tópicos. Estes fatores refletem não só na sustentabilidade da própria empresa, a partir de uma gestão de qualidade e do respeito e compromisso com a sociedade e meio ambiente, como também têm sido fator competitivo, sendo um critério relevante para clientes, investidores e até consumidores finais.

Neste sentido, em um mundo em que desperdiçamos 1/3 dos alimentos produzidos, enquanto mais de 2 bilhões de pessoas não têm acesso adequado a comida, discutir ESG é fundamental. Pensando nisso, o Inova Trade Show 2021, com a curadoria da Conexão.f, a incubadora de conhecimento da Fundepag, contou com um painel para discutir o tema com grandes nomes do setor: Vivian Guerreiro, especialista em sustentabilidade na Tetra Park, Eloisa Garcia, Diretora-geral no Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital/SAA), Cyntia Curcio, Líder de pesquisa na Conexão.f e Vinicius Kuromoto, supervisor de comunicação da Embrapa Agricultura Digital.

Assista ao webinar realizado em 11/11/21 e saiba o que a ciência e as empresas já têm feito para fomentar o ESG no setor de alimentos, bebidas e embalagens. Clique aqui para assistir ao painel

As respostas sobre como produzir mais alimentos, com maior qualidade e menos desperdício, passam obrigatoriamente pela ciência, que desenvolve projetos, soluções e tecnologias inovadoras. Neste sentido, o Ital desenvolve uma proposta para desenvolver soluções para os resíduos sólidos, como embalagens e resto de alimentos e disseminar conhecimento que sirva de apoio para o desenvolvimento sustentável da sociedade e dos setores produtivos. "É um problema que não é só tecnológico, de material, reciclagem...nós temos que inovar os conceitos sociais, modelos de negócio e proposições de políticas públicas, para realmente atingir o objetivo. Então, de fato, é um problema que requer uma visão abrangente e que as empresas estão muito pressionadas a trazer soluções”, ressalta Eloísa Garcia, do Ital.

Sobre as embalagens, Vivian Guerreiro, da Tetra Pak, destacou a estratégia da empresa de aumentar a taxa de reciclagem do Brasil, reduzir a quantidade de carbono, de impacto ambiental e climático. Além disso, também contou sobre o trabalho social da empresa em relação aos catadores e seu compromisso em investir no desenvolvimento dessas cooperativas, visando trazer melhores condições de vida e de trabalho. Um dos projetos citados foi o Cataki, que conecta os catadores autônomos com lugares que possuem materiais a serem coletados, auxiliando no aumento da renda para esses trabalhadores. Completa: "Destaco a importância de vocês trabalharem com mais parceiros e de também terem o cuidado de olhar para essas pessoas que fazem parte de todo o processo."

Agregando à discussão sobre o tema, Cyntia Curcio, da Conexão.f destacou a importância da pesquisa para impulsionar o ESG nas empresas: “A Pesquisa e o Desenvolvimento, que é o que vai embasar os novos projetos e oportunidades ESG, não está no setor privado, está nos institutos, nas universidades e nas startups. A Conexão.f faz o papel de mostrar o que está sendo feito dentro desses ambientes de pesquisa e inovação de modo que seja possível resolver os problemas e as dores das empresas”.

Sobre o Inova Trade Show

O Inova Trade Show é realizado pela Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCi), está no epicentro da tecnologia e da inovação no Brasil. Em 2021, na sua 8ª edição e, mais uma vez em formato 100% online, o evento tem como objetivo destacar o potencial tecnológico e as novas tendências para o ecossistema inovador da região de Campinas e do país. Realizado nos dias 10 e 11 de novembro, reuniu, startups, instituições de pesquisa, universidades, incubadoras e parques científicos e tecnológicos.

Cliquei aqui e acesse os painéis do Inova Trade Show.

Sobre a Conexão.f

A incubadora de conhecimento da Fundepag oferece a solução completa para empresas que buscam inovação e sustentabilidade. Conecta ecossistemas, promove a inovação e desenvolve projetos para o agronegócio e meio ambiente, agregando toda a expertise dos mais de 40 anos de história da Fundepag.

Fonte: Fundepag