Notícias das Associadas

FECAP - Projeto do Colégio FECAP desperta importância da investigação científica

not 02 12 2021 1

Os alunos do 2º ano do Colégio FECAP participaram de um projeto na área de Ciências

Os alunos do 2º ano do Colégio FECAP participaram de um projeto na área de Ciências da Natureza que, além de estimular a curiosidade para a pesquisa, também ressaltou a importância da investigação científica para o desenvolvimento da sociedade.

Proposto e coordenado pelas professoras Luana Santos de Souza e Maryana Eiras, de Biologia, Márcia Cotrim, de Química, e Sheila Milberg, de Física, o projeto interdisciplinar Consciência com Ciência abordou três questões ambientais: a poluição por meio da água descartada pelo ralo, o fenômeno climático das ilhas de calor e a Década do Oceano (2021 a 2030) instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Ao longo do ano, cada uma das questões foi discutida e desenvolvida durantes as aulas de Ciências da Natureza, considerando seus aspectos químicos, físicos e biológicos. No final do último trimestre, os alunos representaram em detalhes o resultado das pesquisas por meio de tirinhas autorais.

Para as coordenadoras do projeto, além de proporcionar uma abordagem inovadora para alunos e professoras, o projeto interdisciplinar também trouxe um outro olhar à investigação e divulgação científica. “Isso é muito importante para despertar a curiosidade e a criatividade dos estudantes em plena pandemia da Covid-19”, avalia a professora Maryana.

“Por meio do projeto, pudemos realizar a integração dos saberes para a construção de uma consciência ambiental e cidadania plena”, ressalta a professora Márcia. Para a professora Sheila, o trabalho proporcionou “a conscientização sobre a necessidade de proteção do Meio Ambiente por meio de uma aprendizagem mais significativa”. Já a professora Luana afirma que o projeto trouxe “uma maior compreensão de conceitos científicos e capacidade de aplicá-los”.

Clique aqui para conferir as tirinhas vencedoras por sala

2A – Juliana Marcellos, Luiza Rodrigues, Giovanna Paixão, Sophia Coates, Julia Blaz e Mariana Gonçalves

2B – Beatriz Bazzi, Caio Amaral, Gabriela Farhat, Maria Julia Salomão e Natália Caichiolo

2C – Beatriz Arcanjo e Valkiria Jesus

2D – Enrico Martinelli, Rodrigo Torre, Fernando Kenzo e Marcello Lassalla

2E – João Vitor de Rosis Oliveira, Matheus Gessa, Felipe Amorim, Pedro Artur e Guilherme Saade

2F – Gabriella Maruta e Marina Ninni

Fonte: FECAP