Notícias das Associadas

FUNDAÇÃO ABRINQ e Phisalia promovem a higiene bucal para mais de 1.600 crianças e adolescentes

not 10 01 2022 1

Manter uma boa saúde bucal é importante ao longo de toda a vida, no entanto, durante a infância a prática é ainda mais necessária uma vez que a arcada dentária permanente está sendo formada. Também é neste período que os primeiros hábitos são adquiridos, tonando-se essencial o estímulo da higiene bucal.

Neste ponto, tanto a família quanto as escolas e organizações são imprescindíveis para mostrar para as crianças que os hábitos saudáveis podem ser agradáveis.

Mas afinal, quando começar a se preocupar com os cuidados bucais?

A partir do nascimento do primeiro dente já é recomendada a inserção de uma rotina de cuidados que incluem limpá-lo com uma gaze ou escova macia. A medida que os demais dentes vão surgindo, os cuidados aumentam, tornando-se necessário o acompanhamento de um profissional. O ideal é que a escovação seja feita ao acordar, após as refeições e antes de dormir ou, pelo menos, três vezes ao dia.

Adotar boas práticas de higiene bucal ajudam a melhorar a qualidade de vida das crianças e dos adolescentes e evita a aparição de problemas como cárie, doenças periodentais e até a perda dos dentes.

Phisalia: solidariedade em prol da Saúde

Para criar bons hábitos e promover o acesso à higiene bucal para quem precisa, a Phisalia, Empresa Amiga da Criança há 18 anos, doou cremes dentais da sua linha Physalis para 1.623 crianças e adolescentes atendidos por três organizações sociais, localizadas em São Paulo – SP, parceiras da Fundação Abrinq.

Cada criança recebeu duas unidades do produto e cada instituição também foi contemplada com unidades para o uso das crianças no dia a dia. Ao todo, a empresa doou 3.276 itens.

“A saúde bucal é essencial para uma boa qualidade de vida e poder contar com parceiros, como a Phisalia, que acreditam e têm o mesmo propósito que nós, é muito gratificante. Ficamos imensamente felizes por poder beneficiar tantas crianças e adolescentes com itens fundamentais para a higiene e que muitas vezes eles não têm acesso”, relata Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq.

Conheça as organizações beneficiadas pela ação:

• Centro Assistencial Cruz de Malta;

• Centro de Assistência e Promoção Social Nosso Lar;

• Instituto Boas Novas.

“Nós atendemos crianças e adolescentes de 6 até 15 anos, de famílias, geralmente, de baixa renda, que não têm onde deixar os filhos, então deixam aqui na organização no contra turno escolar. Por conta do financeiro, às vezes, elas não têm acesso a esse tipo de produto, não têm acesso à dentista, então colaborando com pasta de dente e escova ajuda demais. Foi maravilhosa a doação”, explica Yassari Gonçalo, assistente técnica do Centro de Assistência e Promoção Social Nosso Lar.

Ações preventivas: uma estratégia para promover a Saúde

Entre os meses de novembro e dezembro, foram realizadas ações preventivas nas três instituições para ensinar as crianças e os adolescentes sobre a maneira correta de escovar os dentes, a importância de manter a higiene em dia e tirar dúvidas. Para isso, voluntários da Fundação Abrinq foram no Centro Assistencial Cruz de Malta e no Centro de Assistência e Promoção Social Nosso Lar para realizar a dinâmica com os pequenos. Na ocasião, as crianças tiveram contato com materiais que simulam a boca humana e aprenderam sobre o tema.

not 10 01 2022 2
Crianças aprendendo sobre higiene bucal no Centro Assistencial Cruz de Malta

“As crianças amaram. Elas participaram demais, levantaram a mão, fizeram perguntas, a participação foi muito legal e elas são bem curiosas. Mesmo quando não tem esse tipo de ação, nós procuramos incentivá-las. Estamos o tempo todo falando sobre a importância da escovação depois das refeições e antes de dormir”, conta Yassari.

Já no Instituto Boas Novas, seguindo os protocolos da própria instituição para o enfrentamento da pandemia, a Fundação Abrinq orientou, de maneira online, os professores da organização para que pudessem desenvolver as atividades com as crianças.

“Foi realizado um encontro online com os professores e eles montaram as atividades para fazer a prevenção com as crianças. Elas usaram fantoches, conseguiram uma mãe voluntária, que é dentista, então realizou um trabalho com as crianças e com as famílias, foram inúmeras atividades bem-sucedidas”, comenta Silvana Freire, coordenadora de projetos educacionais do Instituto Boas Novas.

“Ter um acompanhamento da saúde bucal, desde o nascimento da criança, é importante para que as dentições, tanto o dente de leite quanto o permanente, nasçam saudáveis. Eu deixo os meus agradecimentos e espero que novas ações sejam realizadas porque, para algumas crianças, esse tipo de doação é a única coisa que elas têm para cuidar da saúde, então é muito importante”, finaliza Silvana.

Ajude a Fundação Abrinq a continuar desenvolvendo ações como esta. Clique aqui e torne-se doador. Se preferir, doe via PIX: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Confira outras matérias como esta:

Saiba como cuidar da higiene bucal das crianças 

Saúde Bucal: Fundação Abrinq e Colgate beneficiam mais de 11 mil crianças em São Paulo 

Fonte: Fundação Abrinq