Notícias das Associadas

FUNDAÇÃO ABRINQ - Reforma de 20 creches e organizações sociais beneficia 3.800 crianças pelo Brasil

not 10 02 2022 4

A educação tem papel fundamental na formação da criança. No Brasil, ter acesso à uma educação de qualidade ainda é um desafio para milhares de pequenos.

Nestes dois últimos anos, em meio ao cenário que foi imposto pela pandemia causada pela COVID-19, muitas organizações sociais que atuam na educação infantil se depararam com diversos obstáculos que tornaram a execução de suas atividades ainda mais desafiadora, como a falta de recursos para seguirem com as ações já planejadas e até mesmo problemas de infraestrutura, que impacta em muitos casos, na segurança e qualidade do serviço ofertado.

Para ajudar essas instituições a continuarem a fazer a diferença na vida de milhares crianças e adolescentes, a Fundação Abrinq selecionou 20 creches e organizações da sociedade civil, para atuar na reforma de espaços, tornando-os mais seguros e acolhedores para o desenvolvimento de atividades esportivas e de práticas pedagógicas que beneficiaram 3.800 crianças nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo. A ação mobilizou doadores e empresas parceiras que se uniram em prol da causa da infância e adolescência, numa corrente do bem que fez a diferença.

As reformas possibilitaram qualificar os atendimentos das creches e organizações, melhorar a qualidade da educação ofertada para as crianças e melhorar os espaços, muitas vezes sem iluminação, ventilação, mobiliário, livros, brinquedos e jogos, requisitos fundamentais que impactam diretamente no aprendizado e na segurança das crianças. O início do processo se deu no mês de agosto e as obras foram concluídas no mês de dezembro.

Na primeira parte da matéria, confira o que foi feito em cada uma das 10 organizações da sociedade civil:

Associação Lar do Pequeno Assis

O pátio da Associação Lar do Pequeno Assis, localizada em Campo Grande – MS, necessitava de reparos, pois apresentava deformidades no piso. O local é o mais adequado para a prática de atividades com as crianças e os adolescentes, por ser um ambiente arejado e oferecer um distanciamento social adequado. No pátio, foi preciso cimentar as laterais e colocar uma nova instalação elétrica. Houve também uma readequação da iluminação da quadra de esportes e da área interna.

As reformas beneficiaram 141 crianças e adolescentes, entre 4 e 14 anos.

not 10 02 2022 5

Associação Santa Clara

Localizada no município de Paulista – PE, a Associação Santa Clara, necessitava reformar as coberturas das salas de atividades e da biblioteca que estavam comprometidas parcialmente por causa de infiltrações. Foi realizada a troca de telhas metálicas e substituição das calhas e do forro de gesso por PVC da biblioteca e das salas de atividades. Os espaços da associação receberam pintura, além da instalação de novas luminárias e lâmpadas e os rufos das coberturas foram impermeabilizados.

A associação atende 92 crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, que foram beneficiados com as reformas.

not 10 02 2022 6

Centro de Inclusão Social Renascer

A maior necessidade do Centro de Inclusão Social Renascer, com sede em Fortaleza – CE, era a construção de um banheiro para as crianças de 1 a 3 anos, que precisavam caminhar por toda a instituição para utilizar o único que havia disponível. Com a reforma, um novo banheiro foi construído dentro da sala de aula do Infantil III, desativando o almoxarifado, facilitando o acesso delas diretamente ao local. Além disso, foram instaladas janelas em duas salas de aula para uma melhor circulação de ar e a pintura dos espaços internos da instituição.

“Além das mudanças estruturais, o que mais impacta aos beneficiários é o visual da creche e as mudanças que favoreceram a interação das crianças. A autonomia da turma do Infantil III para utilizar o banheiro, agora está dentro da sala de aula”, conta Adriano Abreu, presidente da organização, que atende ao todo, 362 crianças, de 1 a 5 anos, beneficiadas pelas reformas.

not 10 02 2022 7

Centro Social de Parelheiros – Creche São Norberto

Localizado em Parelheiros – SP, a Creche São Norberto, do Centro Social de Parelheiros, precisava reformar o parque externo de uso das crianças. O local estava há mais de 15 anos sem manutenção e, devido à ação do tempo, colocava em risco a proteção de quem frequentava o local. A instituição atende 252 crianças, de 4 meses a 3 anos.

A Fundação Abrinq, em parceria com a rede Barbacoa, Empresa Amiga da Criança desde 1996, proporcionou a reforma do espaço e outras adequações na instituição.

Foi feita a troca de telhas, pintura das vigas de madeira, revitalização dos brinquedos de madeira, instalação de cerâmica no quintal e de piso emborrachado no parque. Hoje, as crianças cultivam hortas de diferentes temperos e legumes, utilizados na cozinha da própria creche.

not 10 02 2022 8

Confira o link desta matéria.

Barbacoa dá exemplo de responsabilidade social ao custear reforma de creche em Parelheiros – SP

Creche Etelvina Caetano de Jesus

A Creche Etelvina Caetano de Jesus, em belo Horizonte – MG, sofreu o impacto das fortes chuvas que alagaram o município no início do ano passado. A enchente comprometeu toda a estrutura física e os mobiliários da creche, afetando diretamente na qualidade do atendimento às crianças.

A organização recebeu apoio na reforma da dispensa para armazenar os alimentos, sendo instalado piso antiderrapante e adaptações antienchente e tratamento de rachaduras. Foi realizada a reconstrução da área de serviço da creche, por meio de assentamento de tijolos, cimento, colocação de laje e pintura do local. O banheiro dos funcionários recebeu uma nova adequação.

A instituição atende 462 crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos, que foram beneficiados com as reformas.

not 10 02 2022 9

Fundação Lar Feliz

As quatro salas de aula da educação infantil da Fundação Lar Feliz, localizada em Juazeiro – BA, sofreram desgastes nas paredes e no piso devido à ação do tempo, provocando um desplacamento do revestimento cerâmico, o que impossibilitou o retorno das aulas presenciais das crianças. O refeitório e a quadra da instituição também precisaram ser reparados.

A reforma possibilitou a troca do piso do refeitório, conserto de rachaduras, troca de pisos e azulejos, além de pintura das quatro salas de aula.

O processo de construção de uma nova cobertura para a quadra de areia, mais segura e adequada para as atividades das crianças, demandou mais tempo para a sua finalização.

“Este parque infantil faz parte do nosso sonho. A construção foi possível, em 2016, por meio do Programa Nossas Crianças, da Fundação Abrinq, do qual fizemos parte. Agora, em 2021, foi possível a construção da cobertura, novamente, graças ao apoio da Fundação, propiciando melhores condições de lazer. Agradecemos pela parceria que tem mudado a vida de nossas crianças”, revela Maria da Ressurreição, diretora geral da Fundação Lar Feliz.

Foram beneficiadas pelas reformas, 525 crianças, de 1 a 12 anos, atendidas pela instituição.

not 10 02 2022 10

Grupo de Mães Nossa Senhora do Amparo

O Grupo de Mães Nossa Senhora do Amparo, localizado em Camaçari – BA, tinha como necessidade, a adaptação de três salas de aula para duas salas amplas, de acordo com os requisitos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que dispõe de metragens obrigatórias para a execução de atividades, além de oferecer mais segurança às crianças durante a pandemia.

A reforma da organização necessitava de um projeto estrutural que previa o destelhamento, a fundação, a retirada das paredes, assentar o piso e os azulejos, a construção de uma nova laje e a instalação de portas e janelas.

O andamento da reforma ficou comprometido em razão das fortes chuvas que atingiram o estado da Bahia, onde está situado o município de Camaçari, no final do ano, bem como, o afastamento dos trabalhadores de mão de obra, em razão do aumento do número de casos de COVID-19 no Brasil.

Com a estiagem no início de janeiro e o retorno dos trabalhadores, as obras foram retomadas e a previsão de entrega é na primeira quinzena de fevereiro.

A organização atende 230 crianças, de 6 meses a 5 anos, que serão beneficiadas pelas reformas.

not 10 02 2022 11

Instituição Beneficente Irmã Marli

A quadra poliesportiva da Instituição Beneficente Irmã Marli, situada em Santo André – SP, sofreu desgaste ao longo do tempo e, sempre que chove, as goteiras provocavam alagamento no local, impossibilitando o uso pelas crianças.

A reforma substituiu as telhas translúcidas, realizou o reparo as telhas metálicas, manutenção da calha e vedação dos pontos de vazamento da quadra, além de limpeza e pintura.

Os ambientes internos e externos da organização também receberam pintura. No processo de finalização da pintura dos espaços internos, foram identificados pontos de infiltrações nas paredes de algumas das salas de atividades, necessitando reparo para, posteriormente, realizar a pintura do local, o que demandou um pouco mais de tempo para a entrega da reforma.

Foram beneficiadas 326 crianças e adolescentes, de 4 a 14 anos, atendidos pela organização.

not 10 02 2022 12

Instituto Salete Queiroz

Localizado em Fortaleza – CE, o Instituto Salete Queiroz sofria com diversos danos em sua estrutura, como infiltração na caixa de água que abastecia a organização, oito ventiladores quebrados, rachaduras nas paredes, quatro vasos sanitários rachados, oito descargas quebradas e vazamento no telhado do banheiro, colocando em risco a proteção e saúde das crianças que utilizavam estes equipamentos danificados.

Para oferecer segurança aos pequenos, foi necessária a reforma dos banheiros das crianças, incluindo a troca dos vasos sanitários e descargas quebradas, além do conserto do telhado. Foi realizada a construção de uma caixa de água externa para interromper a infiltração e providenciado o conserto das rachaduras nas paredes das salas de atividades. Durante a reforma, foi evidenciada a necessidade da troca do piso e a pinturas nestas salas.

A única geladeira da creche quebrou no período das obras, impactando nas atividades da instituição. Diante disso, a organização replanejou o orçamento previsto e realizou a compra do eletrodoméstico.

“As melhorias aconteceram no aspecto de infraestrutura, mas influenciam diretamente no bem-estar das crianças atendidas. No meio do percurso da obra a geladeira da creche queimou e conseguimos comprar uma nova”, relata Glaucia Lopes, presidente da organização.

A organização atende 140 crianças, de 1 a 5 anos, que foram beneficiadas com esta iniciativa.

not 10 02 2022 13

Sociedade para o Bem-estar da Família

A tenda de convivência, da Sociedade para o Bem-estar da Família, localizada em Maracanaú – CE, utilizada para a realização de atividades coletivas estava desativada em razão de alguns danos no local, como: teto e colunas de sustentação comprometidos e necessidades de reparos no piso.

Foi necessário adequar toda a estrutura da tenda, reforçando os pilares de sustentação e colocado um novo madeiramento no telhado. Além disso foi preciso realizar reparos e revestimento antiderrapante no piso. Ao final do serviço, o local recebeu pintura adequada.

“A reforma da tenda possibilitou a reativação do espaço de atendimento seguro e adequado para a realização de atividades coletivas com as crianças, os adolescentes e suas famílias, permitindo ampliar o público de atendidos e promovendo encontros, por meio de eventos coletivos, seguindo os protocolos de saúde contra a COVID19”, relata Cecília Katia, coordenadora da organização.

A instituição atende 163 crianças, entre 6 e 17 anos, beneficiadas pelas adequações e reparos na tenda.

not 10 02 2022 14

Fonte: Fundação Abrinq