Notícias das Associadas

FUNDAÇÃO ARNALDO VIEIRA DE CARVALHO - Reconhecida nacionalmente, docente egressa da FCMSCSP contribuirá no fortalecimento do Departamento de Atenção Primária à Saúde

not 02 03 2022 4

Além de currículo exemplar, a professora Dra. Andréa Tenório Correia da Silva  tem grande experiência na Educação Médica e em Atenção Primária à Saúde

O corpo docente da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) passa a contar com reforço na estruturação e fortalecimento do Departamento de Atenção Primária à Saúde (DAPS), ligado ao Curso de Medicina da instituição. Na data de 17/fev, em reunião realizada na Reitoria da Faculdade, foi formalizada a contratação da professora Dra. Andréa Tenório Correia da Silva.

Andréa gradou-se em Medicina pela FCMSCSP em 1998, possuindo titulações de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutoramento pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou, ainda, residência em Clínica Médica e especialização em Saúde da Família pela Irmandade da Santa Casa de São Paulo.

No vasto currículo da médica, constam artigos e trabalhos submetidos à publicações científicas relevantes em nível nacional e internacional. “Este é um momento auspicioso, que, com satisfação, recebemos e repatriamos nossa ex-aluna”, destacou o professor Dr. Irineu Francisco Delfino Silva Massaia, vice-reitor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP. “Queremos potencializar as oportunidades da Atenção Primária à Saúde na aprendizagem do currículo das Ciências Médicas e fortalecer nossa matriz curricular, que deve estar baseada em competências.”

Atenção Primária é fundamental na formação de médicos, defende a a professora Dra. Maria José Carvalho Sant’Anna

Andréa conta com robusta experiência na Educação Médica e em Atenção Primária à Saúde, com a implantação de diversos serviços de Atenção Primária em faculdades do Brasil. “A área da Atenção Primária à Saúde é importantíssima, tanto em políticas de saúde pública, quanto na formação de médicos e profissionais de saúde competentes, humanos e éticos”, declara a coordenadora do Departamento, a professora Dra. Maria José Carvalho Sant’Anna. “Da virada do século para cá, o mundo tem se voltado à grande importância da Atenção Primária à Saúde, no contexto social e da Educação Médica.”

Segundo Maria José, a atividade de internato durante a formação médica, tem uma porcentagem relevante de suas atividades voltadas à Atenção Primária em Saúde. “A proposta, seguindo as melhores e mais atualizadas diretrizes de Educação Médica, é que se tenha Atenção Primária durante toda a graduação de Medicina, do primeiro ao sexto ano, e, para isso, estamos formando um corpo docente forte, com docentes de renome, capazes de responder aos desafios que temos na contínua qualificação e atualização de nossos processos pedagógicos para a formação de profissionais de excelência.”

Ainda participaram da reunião, as professoras Dra. Michele Ferrer, do DAPS/FCMSCSP; Dra. Giselle Burlamaqui Klautau, vice-diretora do curso de Medicina; e a Dra. Rosane Lowenthal, do Programa de Saúde Mental da FCMSCSP.

Fonte: FCMSCSP