Notícias das Associadas

FAMESP forma VII turma de Residência Médica em Bauru

Mais nove médicos concluem o Programa de Residência Médica da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp) nas áreas de Cirurgia Geral, Clínica Médica e Pediatria. Os formando agora vão trilhar seus caminhos na medicina e poderão utilizar o conhecimento adquirido em prol dos pacientes e a serviço da vida. Uma placa de encerramento com os nomes dos recém-formados já está afixada no foyer do auditório do Hospital Estadual de Bauru (HEB), na galeria de turmas formadas pela Fundação, com a data oficial de conclusão dos trabalhos, 28 de fevereiro de 2022. Não houve cerimônia de encerramento devido às restrições sanitárias impostas pela pandemia de Covid-19.

Sob a coordenação dos médicos preceptores Írio Gonçalves Jr. (Cirurgia Geral), Bruno Nascimento Rosa Hercos (Clínica Médica), Edna Yayoi Saeki e Patricia Manzini de Oliveira Rososchansky (ambas da Pediatria do Hospital Estadual de Bauru) e Roberta Garcia de Rosis Castilho (Maternidade Santa Isabel - MSI), os jovens médicos iniciaram suas jornadas em 2019, no caso dos formandos de Pediatria e Cirugia Geral, e em 2020, no caso de Clínica Médica, e agora reúnem experiências e aprendizados importantes na área da medicina.

not 14 03 2022 4
Representando a VII turma de Residentes da Famesp, Ana Carolina Zampieri Nogueira, Willian Marcelo Pereira de Campos e Graziela Forcin, recém-formados pelo Programa de Pediatria do Hospital Estadual de Bauru, posam ao lado da placa de encerramento. Além deles, Amanda Vermelho Leão Camargo, Bárbara Cecílio da Fonseca, Cibele Foloni Tessarolli, Giullio Savi e Juliana Viana Baião Lemos concluíram o programa de Clínica Médica, e Cesar Saul Quevedo Penaloza formou-se residente em Cirurgia Geral.

not 14 03 2022 3
[À Esquerda] César Saul Quevedo Penaloza, natural do Peru, é um dos médicos que acaba de concluir a Residência Médica da Famesp em Cirurgia Geral.
[À Direita] A placa expressa mais que o encerramento da VII Turma de RM, ela representa o encerramento de uma fase de entrega e dedicação desses médicos que por meses estiveram comprometidos com a saúde pública.

A residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação, destinada a médicos sob a forma de treinamento em serviço. A Famesp possui programas de Residência Médica nas áreas de Cirurgia Geral, Clínica Médica, Pediatria e Anestesiologia. O processo seletivo é o do SUS/Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, por meio da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br). Interessados podem obter mais informações junto à Comissão de Residência Médica (COREME) da Famesp pelo telefone (14) 3103-7777, ramal 3331, ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

A Famesp também oferece campo de ensino para residentes de programas de outras instituições, e hoje tem se destacado em Bauru e região como a instituição que mais abre portas para que estudantes vivenciem a rotina de assistência em serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de unidades como o Hospital de Base de Bauru, Hospital Estadual e Maternidade Santa Isabel.

Residência em números

Desde 2014, ao todo, 70 médicos já concluíram os Programas de Residência Médica da Famesp: 28 em Pediatria; 26 em Clínica Médica; 16 em Cirurgia Geral. Além da Residência Médica, desde 2017, a Famesp é credenciada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cabeça e Pescoço para o Curso de Especialização em Cirurgia Cabeça e Pescoço. Desde então, quatro profissionais já concluíram o Curso e dois profissionais cursam essa Especialização atualmente.

Ronaldo Diegoli | Assessoria de Comunicação e Imprensa – Famesp

Fonte: Famesp