Notícias das Associadas

FUNDAÇÃO ARNALDO VIEIRA DE CARVALHO - FCMSCSP insere tecnologia e inteligência artificial na formação de alunos

not 12 04 2022 3

Projeto inédito oferece ferramentas para apoiar médicos em diagnósticos e tratamentos, contribuindo para cuidados em saúde mais eficazes

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) está desenvolvendo ação para inserir os conceitos da inteligência artificial e da tecnologia na formação de seus alunos, ensinando como podem trabalhar com sistemas modernos. “O uso da tecnologia já é uma realidade no mercado e os profissionais precisam estar preparados para esse cenário. No entanto, para que consigam utilizar as inovações de forma efetiva, devem conhecer todas aplicabilidades e características que possuem. Assim, nosso objetivo é capacitar cada vez mais os estudantes para que estejam inseridos nesse universo desde a faculdade”, afirma Irineu Massaia, Vice-reitor da FCMSCSP, ressaltando que a atuação médica está mudando e a educação precisa acompanhar esse movimento, oferecendo conhecimento sobre o que há de mais moderno para os estudantes.

O projeto conta com a participação da NeuralMed, healthtech que desenvolve soluções de auxílio às tomadas de decisões, utilizando a inteligência artificial para analisar imagens e textos médicos. “Por meio dos laboratórios de tecnologia, a NeuralMed vai ensinar os estudantes da área da saúde a analisarem as imagens e textos via IA, laudos médicos e prontuários eletrônicos para colocá-los como cocriadores de algoritmos de ponta a ponta. Nosso objetivo é qualificar esses alunos para que contribuam, cada vez mais, para o futuro da saúde e possam tomar as melhores e mais eficientes decisões. Além disso, também estaremos aprendendo com diversas cabeças brilhantes”, explica Anthony Eigier, CEO da healthtech.

Os participantes da primeira turma passaram por uma criteriosa seleção técnica e de soft skills, principalmente devido ao número alto de alunos interessados. Segundo Paula Calderon, professora e coordenadora do InovaSanta, o projeto é promissor e permitirá que todos os envolvidos ganhem conhecimento. “A área da saúde está passando por uma verdadeira transformação, e as tecnologias inovadoras estão revolucionando o setor por oferecerem ferramentas que dão suporte aos médicos em diagnósticos e tratamentos contribuindo para cuidados em saúde mais eficazes. A tecnologia e a inovação estão sendo incorporadas no dia a dia das atividades médicas e se tornarão essenciais para as gerações futuras. Tenho certeza que o projeto será de grande valor para todos os envolvidos contribuindo com a busca incessante de conhecimento para a melhora da prática clínica e benefício dos pacientes”, finaliza.

O projeto, pioneiro, começa com os estudantes de Medicina. Em breve, acadêmicos de todos os cursos da faculdade serão capacitados.

Fonte: FCMSCSP