Notícias das Associadas

FUNDAÇÃO DE ENSINO EURÍPIDES SOARES DA ROCHA - Em visita à região, ex-ministro e Astronauta Marcos Pontes realiza palestra no Univem

not 25 04 2022 2
Ex-ministro Marcos Pontes, Sr.Takashi Nishimura e Dr. Luiz Carlos de Macedo Soares, reitor do Centro Universitário Eurípides de Marília.

Inspirada em sua experiência profissional e trajetória de vida, a palestra lecionada por Marcos pontes aguçou o interesse de mais de 550 pessoas que se reuniram no auditório Aniz Badra e mais de 400 ouvintes no canal do Youtube Univem

O Univem recebeu na última sexta-feira, dia 8 de abril, uma visita muito especial e cheia de experiências. A palestra que instigou o interesse presencial de mais de 550 (quinhentos e cinquenta) participantes, entre eles, alunos da instituição, estudantes, a comunidade, colaboradores do Univem e grandes representantes convidados como o Sr. Takashi Nishimura fundador do Grupo Brudden e segundo filho do bem-feitor Shunji Nishimura, foi inspirada na experiência profissional e trajetória de vida de Marcos Pontes com o tema ‘’É possível! Como transformar seus sonhos em realidade’’.

not 25 04 2022 3
O Auditório Aniz Badra do Univem garantiu capacidade máxima em participações na palestra.

Marcos Pontes além de ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações do País também foi o primeiro astronauta brasileiro, sul-americano e lusófono a ir ao espaço. Sua trajetória profissional se inicou em 1984 quando recebeu o bacharelado em tecnologia aeronáutica da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, São Paulo, onde também se graduou em Administração Pública e Ciências Aeronáuticas. Logo após, em 1988, iniciou o curso de engenharia aeroespacial no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, 5 (cinco) anos depois obteve o mestrado em engenharia de sistemas pela Naval Postgraduate School, em Monterrei, Califórnia.

Em junho de 1998, foi selecionado para o programa espacial da NASA e concluindo seu treinamento obrigatório, no ano de 2000 foi declarado oficialmente ‘’astronauta da NASA’’ . Cinco anos depois devido ao adiamento da missão de voo ao espaço Marcos foi selecionado para participar na realização da primeira missão espacial tripulada brasileira, batizada como Missão Centenário, em referência à comemoração dos cem anos do voo de Santos Dumont. A tripulação composta por Pontes, um astronauta estadunidense e um comandante russo seguiu em direção a Estação Espacial Internacional, levando 15 quilos de carga da Agência Espacial Brasileira, incluindo oito experimentos científicos criados por universidades e centros de pesquisas brasileiros.

not 25 04 2022 4
[Fotografia de domínio público] Foto tirada no ano de 2005 da tripulação composta por Marcos Pontes, Jeffrey Williams, um astronauta estadunidense e Pavel Vinogradov, comandante russo.

A missão, realizada com sucesso, teve duração de cerca de 10 dias, e se tornou um grande marco na história brasileira. Atualmente Marcos Pontes já realizou mais de 2.000 horas de voo em 25 tipos diferentes de aeronaves por todo o mundo, lançou 4 (quatro) livros de teor cientifico e garante a patente de tenente-coronel da Força Aérea Brasileira na reserva.

not 25 04 2022 5
A palestra ministrada por Marcos Pontes no Univem, encantou a todos os participantes, com sua experiência de vida, determinação e conhecimento.

Fonte: Univem