Notícias das Associadas

Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho - Faculdade entrega nova biblioteca moderna e funcional à comunidade acadêmica

Espaço traz diversas inovações em itens como mobiliário, salas de estudos coletivas e individuais e equipamentos de última geração

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) entregou na manhã de hoje (28/abr) a nova Biblioteca Dr. Augusto Meirelles Reis. O prédio fica localizado na rua Jesuíno Pascoal, 121, no bairro Santa Cecília, ao lado do recém inaugurado Centro de Simulação e Treinamento e do Campus da Faculdade. A FCMSCSP é mantida pela Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho (FAVC).

not 02 05 2022 5
Na foto, da esquerda para a direita: o presidente do Conselho Curador da FAVC, Dr. Antonio Cleidenir Tonico Ramos; o reitor da FCMSCSP, Dr. José Eduardo Lutaif Dolci; o provedor da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Dr. Vicente Renato Paolillo; o presidente da Diretoria Executiva da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, Dr. João Clímaco Penna Trindade; a presidente do Centro Acadêmico Manoel de Abreu (CAMA), Luiza Assumpção Silva; e o vice-presidente do CAMA, Gustavo Lanzotti Martini (Foto: Ewerton Rodrigues Valadão/FCMSCSP)


not 02 05 2022 6
Alunos da Faculdade da Santa Casa de SP conheceram a nova biblioteca (Fotos: Charles Vilela/FCMSCSP)

O novo espaço será composto por três pavimentos, com área total de 761,90 m², compreendendo áreas de processamento técnico, reprografia, balcão de atendimento, acervo, três salas coletivas de leitura, 12 boxes de leitura individual e duas salas de computadores. A estrutura apresenta melhorias em aspectos relacionados à ergonomia, acústica e iluminação visando a qualificação do espaço de pesquisas e de estudos para alunos e funcionários. O mobiliário, projetado exclusivamente para o espaço, prioriza o design minimalista, sem excessos mas com diversidade de cores. As cabines de estudos individuais possuem isolamento acústico.

Alunos, que marcaram presença na inauguração, aprovaram a nova estrutura

Além de professores, diretores de cursos da FCMSCSP e funcionários da FAVC, centenas de alunos participaram da inauguração e puderam conhecer em primeira mão a nova estrutura. “Acho que não tem uma coisa nessa biblioteca nova que você não bata o olho e fale: nossa, que incrível, que legal”, destacou o presidente da Associação Atlética Acadêmica Manoel de Abreu (AAAMA), Arthur Hoelz Tellini Toledo. Para ele, todas as necessidades dos alunos foram contempladas na estrutura. “As cabines individuais de estudo são algo que sempre todo mundo quis, porque tem gente que prefere estudar em grupo, outros preferem estudar individualmente. Agora, tem espaço para todo mundo, para quem quer ficar conversando, para quem quer conversar entre si e para quem quer ficar mais isolado; todos os interesses foram contemplados.”

Alunos da Faculdade da Santa Casa de SP conheceram a nova biblioteca

De acordo com Patricia Arantes de Achilles Mello, também dirigente da AAAMA, a nova biblioteca é um local que os alunos realmente se sentirão acolhidos para estudar, num espaço que fica ao lado da Faculdade. “O aluno de qualquer faculdade quer ter uma estrutura assim”, elogia.

O presidente do InovaSanta, a liga de inovação da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP, Vinicius Peres, destaca o atributo de modernidade na infraestrutura em relação ao espaço anterior, entre eles as cabines de estudo individuais que vão ajudar os alunos com dificuldade de concentração. “O espaço individual acaba fazendo muito bem para o rendimento do estudo”, opinou. “A estrutura como um todo traz um ar de modernidade e de tranquilidade maior para estudar.” Já a vice-presidente do InovaSanta, Anna Mennitti, acredita que com a nova estrutura que passa a ser oferecida, os alunos se sentirão muito mais à vontade e inspirados para estudar, e com mais acesso a livros e a computadores a convivência será melhor, o que irá refletir positivamente no desempenho acadêmico

Reitor da FCMSCSP: novo espaço é compatível com a grandiosidade da Faculdade

O provedor da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Dr. Vicente Renato Paolillo, destacou que a inauguração da nova biblioteca da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP representa um avanço para a cultura e para o desenvolvimento da Medicina brasileira, área que nasceu na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e que tem crescido com diversos apoios ilustres no decorrer de mais de quatro séculos. “A história da Santa Casa se confunde com a história de São Paulo”, afirmou. “É muito importante que marquemos esse evento que é do maior significado para todos”, disse.

O reitor da FCMSCSP, Dr. José Eduardo Lutaif Dolci, considera que a inauguração da nova biblioteca é um momento histórico para a FCMSCSP, pelo fato de a instituição estar oferecendo um espaço digno aos alunos e que faz jus ao tamanho e a importância da Faculdade. “Podemos dizer que estamos entregando um centro de estudos, um centro de leitura, que pode ser comparado às bibliotecas de escolas do primeiro mundo, com todo o requinte necessário e, principalmente, com os melhores livros, artigos e plataformas virtuais, com milhares de papers que realmente irão engrandecer ainda mais o tamanho de nossa instituição”, disse. “O maior ganho que vamos ter é no conforto, e principalmente na ampliação de todo o arquivo de consultas da nossa biblioteca, seja virtual ou com os livros de papel.”

Já para o presidente da Diretoria Executiva da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, que é a instituição mantenedora da FCMSCSP, Dr. João Clímaco Penna Trindade, o dia de hoje marca um momento importante para a FAVC e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, pois uma instituição com nota máxima na avaliação do Ministério da Educação não poderia disponibilizar uma biblioteca que não estivesse à altura desse diferencial que é alcançado por poucas instituições de ensino do país. “É um investimento para melhorar o dia a dia dos alunos e dos professores, e estamos preparados para apoiar o desenvolvimento de novos avanços aqui na Faculdade”, comprometeu-se.

Em seu discurso, o presidente do Conselho Curador da FAVC, Dr. Antonio Cleidenir Tonico Ramos, lembrou da obra de construção do Centro Desportivo da FCMSCSP, que está em andamento, com previsão de inauguração ainda para o segundo semestre de 2022. O projeto irá contribuir no processo de revitalização da área central da cidade de São Paulo, tendo grande importância para os alunos.

Ainda na perspectiva de contribuir para a revitalização da região onde a FAVC e a FCSMSCSP estão inseridas, Tonico anunciou que a Fundação planeja erguer um teatro que deverá ser batizado com o nome do professor Dr. Décio Cassiani Altimari, personagem marcante na história da FCMSCSP e profundo conhecedor da cultura. “Façam uso dessa grande casa de conhecimento: é daqui que vocês vão lembrar da convivência com seus amigos e companheiros”, aconselhou o dirigente aos alunos presentes no ato inaugural da nova biblioteca.

Solenidade foi marcada pela presença de autoridades, parceiros e colaboradores da FAVC e da FCMSCSP

not 02 05 2022 7
Com descerramento de placa, nova estrutura está oficialmente entregue à comunidade acadêmica
 
Estiveram presentes no ato inaugural o vice-reitor da FCMSCSP, professor Dr. Irineu Francisco Delfino Silva Massaia; o gerente geral da FAVC, João Carlos Nunes; o coordenador de Controle Interno da Secretaria Municipal da Saúde da Cidade de São Paulo, Dr. Antonio Carlos Franco — no ato representando o secretário Municipal da Saúde, Dr. Luiz Carlos Zamarco; o gerente de Unidade de Saúde da Família de Atibaia — município em que em 2022 foi realizado o Programa Expedições Científicas e Assistenciais (PECA) —, Dr. José Augusto Almeida de Avila, no ato representando o prefeito Municipal Emil Ono; a Agente de Serviços de Gestão de Atibaia, Dra. Vanessa Lumi Hamada; o ex-deputado federal Nelo Rodolfo; o chefe do Serviço de Oncoginecologia e Mastologia do Instituto do Câncer Dr. Arnaldo (ICAVC), Dr. Carlos Elias; o diretor técnico do ICAVC, Dr. Rodrigo Macedo; o diretor Clínico do ICAVC, Dr. Jefferson Mazzei; o professor, Pesquisador e coordenador do Laboratório de Tecnologias Imersivas do Centro Universitário FEI, Dr. Paulo Sérgio Rodrigues; a gerente de Assuntos Corporativos da Biogen, Dra. Carolina Cavanha; a ex-aluna da FCMSCSP e diretora médica do Hospital Santa Isabel, Dra. Karina Kiso; o vereador George Hato; a secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, Sandra Sabino Fonseca, e a assessora técnica da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, Silmara Figueira.

Fonte: Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho