Notícias das Associadas

FEI – Projeto de TCC da FEI ganha 1º lugar na maior feira de máquinas da América Latina

not 12 05 2022 5

Trabalho desenvolvido pelo grupo 'Apollo Chill' destaca-se no Painel de Talentos do evento; No estande da FEI, visitantes também puderam conhecer soluções desenvolvidas pela instituição para indústria 4.0

Na tarde da última quinta-feira (5), nossos FEIanos ganharam destaque na FEIMEC, conhecida como a maior feira de máquinas e equipamentos da América Latina. Na ocasião, dois grupos de alunos formados no curso de Engenharia Mecânica foram selecionados para apresentar os projetos no Painel de Talentos, organizado no Parque de Ideias do evento. Os estudantes apresentaram seus projetos de TCC, sendo eles ”Apollo Chill” e “Control-E”, tendo o “Apollo Chill” em destaque com 1º lugar em apresentação no Painel.

Em sua definição, o projeto “Apollo Chill”, orientado pelo professor Francisco Lameiras Júnior, do curso de Engenharia Mecânica da FEI, oferece uma solução para a refrigeração de painéis solares com um sistema integrado às placas, possibilitando que estes trabalhem nas temperaturas adequadas, aumentando a eficiência das instalações em detrimento das atuais. Já a solução oferecida no projeto “Control-E”, orientado pelo professor Fábio Delatore, do Curso de Engenharia Elétrica da FEI, baseia-se no desenvolvimento de um sistema de arrefecimento a líquido indireto para ônibus urbanos elétricos, tornando a temperatura de trabalho das baterias mais próxima à ideal, entre 15ºC e 40ºC, reduzindo assim a degradação do conjunto ao longo do tempo.

Além do destaque para os alunos da FEI, durante toda a realização da FEIMEC, realizada de 3 a 7 de maio, na São Paulo Expo, a FEI também esteve presente realizando a exposição de um estande onde visitantes e empresas da área puderam conhecer uma das soluções de Indústria 4.0, desenvolvida no Mestrado em Engenharia Mecânica da FEI e disponível no premiado Laboratório de Manufatura Avançada da Instituição.

not 12 05 2022 6
Na imagem à esquerda, foto dos alunos representantes do projeto Apollo Chill. Na imagem à direita, foto dos alunos representantes do projeto Control-E

Confira também os vídeos de apresentação dos projetos:



Fonte: FEI