Notícias das Associadas

FAVC e FCMSCSP firmam acordo com universidade espanhola para a realização de cursos de pós-graduação e doutorado

Faculdade firmou ampliação do acordo de cooperação institucional com a Universidad de Alcalá, sediada em Madri

not 07 06 2022 2
O reitor da Universidad de Alcalá (UAH), José Vicente Saz, e o presidente da Diretoria Executiva da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, Dr. João Clímaco Penna Trindade, no momento da assinatura do acordo de cooperação

O reitor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), professor Dr. José Eduardo Lutaif Dolci, e o presidente da Diretoria Executiva da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho (FAVC), Dr. João Clímaco Penna Trindade, cumpriram agenda semana passada em Madri, na Espanha, em reunião com o reitor da Universidad de Alcalá (UAH), José Vicente Saz. Na oportunidade, foi assinado o termo de colaboração entre as instituições de ensino para formação de pós-graduação em diferentes áreas da saúde oral. A representação da FCMSCSP contou também com a participação do Diretor Secretário Geral, professor Dr. Luiz Henrique Amaral.

O objetivo do convênio é contribuir para a formação de professores universitários, cientistas e profissionais em nível de pós-graduação e doutorado. A colaboração acadêmica entre as duas instituições deverá resultar no desenvolvimento cursos de mestrados de Aprendizagem ao Longo da Vida: Implantologia e Implantodontia, Ortodontia, Endodontia, Prótese Dentária, Odontopediatria, Odontologia e Estética Dentária e Cirurgia do Trauma Bucomaxilofacial, entre outros.

not 07 06 2022 3
Reunião entre as reitorias das instituições firmou o acordo que possibilitará dupla titulação aos alunos da FCMSCSP

Para o reitor da FCMSCSP, o fato mais relevante no convênio com a Universidade de Alcalá Henares está na possibilidade do intercâmbio de conhecimento e cultural com uma instituição com mais de sete séculos de tradição. Por meio do acordo, será possível oferecer mais vagas de intercâmbio a alunos de graduação no continente europeu, como por meio do Programa Pesquisadores do Futuro, o que contribuirá para engrandecer o currículo dos alunos dos cursos de graduação. “Vamos receber alunos da Espanha e toda América Latina, e os alunos que fizerem este intercâmbio poderão ter dupla titulação, ou seja, serão titulados aqui no Brasil e, se desejarem, também na Espanha, o que é de extrema importância”, disse.

Outro aspecto importante no convênio está na internacionalização da Faculdade, tornando a instituição, cada vez mais, conhecida fora do Brasil, em especial, no continente europeu. “O acordo abre portas do mercado europeu para a nossa Faculdade”, destacou. “Realmente trata-se de uma grande conquista, e acredito que seja apenas o começo de uma internacionalização que iremos consolidar.”

Na oportunidade, logo após a assinatura do convênio, que dá prosseguimento à cooperação já em andamento entre as duas instituições, foram entregues os diplomas aos alunos dos cursos de mestrado em Ortodontia e Cirurgia do Trauma Bucomaxilofacial, que foram os primeiros a serem concluídos.

Fonte: Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho