Notícias das Associadas

FUNDAÇÃO ABRINQ firma parceria com Anhanguera Educacional para promover a saúde bucal às crianças e aos adolescentes

not 24 06 2022 2

Em maio, a Fundação Abrinq firmou parceria com a Anhanguera Educacional para promoverem, juntas, a saúde bucal na infância e adolescência. Desde então, 124 crianças e adolescentes, entre 6 e 14 anos, que frequentam o Centro Comunitário Nossa Senhora Aparecida (CCNSA), localizado na zona norte de São Paulo - SP, foram beneficiados por ações preventivas realizadas na própria organização.

Os alunos do curso de Odontologia da instituição de ensino superior, acompanhados por um professor responsável, foram até o local para realizar palestras sobre o tema e ensinar a maneira correta de escovar os dentes, para isso, utilizaram um macro modelo odontológico – um molde da arcada dentária, para que as crianças conseguissem visualizar na prática como realizar a higiene bucal.

“Para os alunos, ter uma vivência em campo, no ambiente real de trabalho e ver o papel social do cirurgião dentista é muito importante. Sem essa experiência é impossível formarmos um profissional minimamente ético e humano”, explica Priscila Rocha, coordenadora do curso de Odontologia da Anhanguera Educacional.

“Eles fizeram as ações de territorialização* e prevenção para identificar quais eram as necessidades para em um segundo momento direcionarmos esses pacientes para a clínica escola da universidade”, completa Priscila.

not 24 06 2022 3
Palestra realizada pelos alunos da Anhanguera Educacional.

Na ocasião, os alunos aplicaram o evidenciador, um produto utilizado nos dentes que fica com a coloração rosa nos locais que possuem concentração de sujeira, nas crianças e nos adolescentes para ressaltarem a importância de realizar uma boa higiene bucal e orientá-los sobre os locais que precisam de mais atenção durante a escovação.

“Essa ação é muito importante porque muitas crianças não têm acesso. São crianças vulneráveis, muitas moram em barracos, em cima do córrego, é esse o nosso contexto aqui. Nós temos crianças que têm alguns problemas bucais, mas as famílias não procuram [um tratamento especializado] por ser longe ou caro e ter essa parceria com a Fundação Abrinq é muito importante”, relata Amós Bach, assistente técnico do Centro Comunitário Nossa Senhora Aparecida.

Todas as crianças que participaram das atividades realizadas no CCNSA receberam um kit, doado pela Anhanguera Educacional, com uma escova e um creme dental para colocarem em prática no dia a dia os conhecimentos que adquiriram durante as palestras.

“Eles se interessaram bastante e foram participativos. Os profissionais fizeram uma palestra na sala e depois foram para a parte prática para falar sobre a saúde bucal e o processo da escovação. Eu percebi as crianças muito interessadas, cheguei a escutá-las comentando sobre alimentação e coisas que não são legais comer todos os dias porque faz mal, impactou”, complementa Amós.

A parceria entre a Fundação Abrinq e a Anhanguera Educacional ainda prevê, para o segundo semestre, a realização da classificação de risco da saúde bucal das crianças e dos adolescentes, com o objetivo de identificar casos mais complexos que precisam de tratamentos específicos e, dessa forma, direcioná-los para atendimento na clínica escola da própria Anhanguera Educacional.

“Eles [os alunos] ficaram encantados, porque tirá-los da sala de aula já é um momento importante da aprendizagem e ainda levá-los a uma organização para ver a necessidade real da comunidade e a importância do papel deles no futuro como profissionais, eles voltaram maravilhados, muito felizes”, menciona Priscila.

A coordenadora ainda relata que a experiência instiga uma maior responsabilidade social por parte dos estudantes: “Por conta das ações já surgiu um desenho de um projeto social aqui na universidade por alguns alunos que foram nessas atividades, eles estão desenhando um projeto e tenho certeza que alimentado pelas ações da Fundação Abrinq”, finaliza.

As expectativas para a continuação da parceria são grandes, tanto a Anhanguera Educacional quanto a Fundação Abrinq estimam intensificar o atendimento às crianças e aos adolescentes que precisam.

“Parcerias como essa com a Anhanguera Educacional são fundamentais para garantirmos o acesso à saúde bucal durante a infância e adolescência, pois são capazes de potencializar as nossas ações e ampliar o número de crianças atendidas. No segundo semestre vamos realizar a triagem para identificar aquelas que precisam de um tratamento especializado e a universidade dará continuidade ao atendimento na própria clínica escola”, afirma Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq.

* Uma ação de territorialização tem como objetivo mapear o perfil da comunidade próxima da universidade para identificar a necessidade local e, assim, desenvolver ações mais eficazes.

Fonte: Fundação Abrinq