Notícias das Associadas

FAVC - Alunos de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP conquistam o 2º lugar no Intercardio 2022

not 29 06 2022 1

Ao todo, 10 faculdades participaram da competição

Aconteceu, em 11 de junho, mais uma competição do Intercardio, organizada pela Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP). O evento tem como objetivo mobilizar estudantes dos cursos de Medicina de São Paulo para difundir conhecimentos práticos no atendimento de doenças cardiovasculares para contribuir na melhor formação dos estudantes.

A competição foi composta pelas etapas de: Exame Físico; Ressuscitação Cardiopulmonar; Interpretação de Exames; Situações Problema; Conhecimentos Gerais e “O que você sabe sobre a SOCESP?”, e contou com a participação dos alunos dos 4º e 5º anos do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).

A ação ocorreu de forma on-line, porém, a premiação para os três primeiros colocados foi realizada no 42° Congresso da SOCESP, realizado entre os dias 16, 17 e 18 de junho, no Transamérica Expo Center, localizado na Avenida Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro (SP). Os alunos representantes da FCMSCSP Enrico Suriano, Tiago Asvolinsque, Felipe Zacharias e Eduardo Buldrini ganharam o troféu de 2º colocado, entre dez faculdades competidoras.

Segundo Enrico Suriano, aluno do 5º ano de Medicina, participar de competições como o Intercardio é importante para ter um estímulo a mais para revisar conteúdos essenciais. “No nosso caso, tivemos todo um cronograma de revisão de vários assuntos pertinentes à Cardiologia, como eletrocardiograma e Suporte Avançado de Vida Cardiovascular (ACLS), que foi estruturado pelo professor Adilson Cordeiro”, diz. “Além disso, conquistar um lugar no pódio é uma forma de mostrar a solidez do ensino na Santa Casa e celebrar a nossa Instituição”, enfatiza Enrico, feliz com a conquista.

Enrico comenta que não é a primeira vez que os alunos de Medicina da FCMSCSP saíram vitoriosos da competição. O professor Dr. Adilson Cordeiro, graduado na 52º turma da Faculdade, foi vencedor da Intercardio e, atualmente, orienta equipes para o campeonato. Além do professor Adilson, Enrico também agradece o apoio da Liga de Cardiologia da FCMSCSP, que intermediou para que os alunos pudessem participar do evento, e os professores Dr. Ronaldo Rosa, Dr. Rogério Pecchini e o Me. Argemiro Scatolini, que também orientaram a equipe.

Fonte: Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho