Notícias das Associadas

FUNDAÇÃO JULITA - Mães na Massa

not 22 07 2022 2

Durante o mês de junho 15 mães de crianças e jovens atendidas na Fundação Julita participaram do Projeto Comunidades Ativas, parceria potente com o SESC.

Foi realizado um curso de panificação com o objetivo de desenvolver o empreendedorismo e incentivar a geração de renda entre essas mães, que resultou em um coletivo com o singelo nome “Mães na Massa”.

Os encontros foram realizados no Sesc Campo Limpo e na Fundação Julita com vivência sobre plano de negócio e empreendedorismo, boas práticas de fabricação de alimentos e panificação. As mães também receberam kits de cozinha e um avental confeccionado especialmente para cada uma delas e após todo esse processo puderam comercializar os pães produzidos em um lindo dia no Sesc Campo Limpo.

Mas os relatos a seguir mostram que, muito além das oficinas, a transformação dessas mulheres foi a grande potência dessa atividade.

not 22 07 2022 3

“Foi muito gratificante pra mim. Foi uma experiência maravilhosa porque além da produção dos pães, a gente compartilhando a nossa história, o nosso dia a dia. Eu vi mulheres fortes, mulheres experientes, com muito mais para oferecer além daquilo que elas poderiam imaginar fazer. Esse Mães na Massa é um coração de mãe. É tudo aquilo que a gente sente colocado pra fora, e é lindo de se ver! Isso nos fortalece como pessoa, e a gente melhora através dessas trocas de experiência”.
Depoimento: Aline Cunha Ribeiro

“Além de eu ter aprendido a fazer pães. Foi uma terapia pra mim. Estou saindo muito satisfeita, muito feliz. Acho que vocês não imaginam a semente que vocês plantaram e o futuro que vai acontecer com essas mães.
Depoimento: Vânia Aparecida Bonifácio

"O curso pra mim não foi só aprender a fazer pão artesanal, foi aquela chave que vira. Ser mãe, ser mulher, ser da periferia, sentir dor. Todas nós sentimos dor, dor diferente uma da outra, as vezes físico, as vezes psicológico. Mas estar reunida com pessoas que você sabe que pode contar um pouquinho da sua história, escutar um pouquinho dela, aprender uma com a outra, isso pra mim não tem preço, mas tem muito valor".
Depoimeto: Kate de Fátima Oliveira

"Eu tinha um certo bloqueio na minha vida. E eu consegui tirar esse bloqueio. Eu encontrei pessoas parcerias, pessoas carinhosas, amorosas que tirou esse bloqueio que eu tinha. Eu aprendi com cada uma delas. Vou levar desse curso muitas saudades".
Depoimento: Ana Cristina de Souza

"Pra mim foi especial, foi importante. Eu aprendi com cada uma, cresci também. Quando eu cheguei no curso não queria nem abrir a boca, ficava acanhada. Mas hoje foi totalmente diferente. Descobri coisas que eu pensava que não podia fazer. Ser mais daquilo que podia. Sair daquele espaço que eu estava acomodada. Através desse curso, das pessoas, ouvindo histórias, aprendendo com cada uma eu aprendi que posso ir além, que eu posso muito mais".
Depoimento: Valéria dos Santos Rocha

Fonte: Fundação Julita