Notícias das Associadas

FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA - TV Cultura lança série sobre bastidores de produção científica do Instituto Butantan

not 22 07 2022 5

“Cientistas” estreia no dia 28 de julho e conta com depoimentos de profissionais

Em parceria com a Prosperidade Content, a TV Cultura lança a série documental “Cientistas”, no dia 28 de julho, às 19h30. Com quatro episódios, tem como foco o trabalho incansável de pessoas que dedicam-se diariamente na busca de novas tecnologias e inovações no campo da saúde pública.

Nessa primeira temporada, volta-se para o Instituto Butantan, o maior centro de produção de soros e vacinas da América Latina, além do principal produtor de imunobiológicos do Brasil.

A produção conta depoimentos de profissionais da instituição, como Fan Hui Wen, médica e gerente da produção do núcleo de soro, Carlos Alberto Jared, biólogo e pesquisador científico, e Paulo Lee Ho, pesquisador do núcleo de vacinas bacterianas, além de médicos e infectologistas ligados a outras organizações científicas.

Como conta Paulo no segundo episódio, a criação do Butantan aconteceu no momento em que a peste bubônica estava sendo deflagrada em Santos, entre os últimos anos do século 19 e início do 20. A doença, transmitida pela pulga do rato, estava matando muitas pessoas na época e medidas de quarentena a navios vindos de alguns países europeus foram adotadas na ocasião, sob protestos.

Curiosa e tragicamente, vivemos momentos que se assemelham há mais de dois anos. A Covid-19 espalhou-se pelos cinco continentes e instalou uma pandemia. Diversos países passaram a se dedicar à pesquisa e produção de uma vacina para o enfrentamento à doença, inclusive o instituto. A CoronaVac foi a primeira vacina a ser aplicada no Brasil.

No primeiro episódio, o biólogo e pesquisador Bruno Rocha da Silva e equipe saem em busca por cobras, numa fazenda em Ubatuba. Ele menciona a enorme biodiversidade da Mata Atlântica e seus principais instrumentos de trabalho: lanterna e pilhas recarregáveis. No episódio seguinte, é o biólogo Carlos Alberto Jared que conduz a narrativa e destaca a importância de um “cientista experimental ter conceitos evolutivos” para o entendimento (e encantamento) do processo adaptativo dos animais.

A exibição dos episódios ocorrerá às quintas, com reprise aos sábados, às 22h, pela TV Cultura, suas retransmissoras e afiliadas, além dos subcanais de TV digital UNIVESP TV e TV Educação.

Ficha Técnica:

- Criação, desenvolvimento e produção: Prosperidade Content;
- Direção executiva: Felipe Soutello;
- Direção dos episódios: Andre Ferezini;
- Produção Executiva: Luana Furquim;
- Roteiro: André Meirelles Collazzo e Vivian Brito.

Fonte: Fundação Padre Anchieta