Notícias das Associadas

FUNDAÇÃO JULITA - Preparando futuras gerações para a sustentabilidade

not 29 07 2022 4

Dayane Nunes da Silva tem 23 anos, é moradora do Jardim São Luís e atua como educadora ambiental em uma escola particular de São Paulo. Está cursando Biologia e tem planos de, no futuro, trabalhar com arquitetura de bioconstrução aliada às tecnologias da permacultura. E todas essas possibilidades foram vivenciadas e aprendidas durante sua formação como beneficiária da Fundação Julita.

Ela participou das aulas promovidas pelo Centro de Educação Ambiental da organização, que oferece atividades pedagógicas envolvendo permacultura e a criação de habitats ecológicos, priorizando o resgate e a consolidação dos valores de cuidado com a natureza. As atividades são oferecidas para crianças (desde a primeira infância), adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. Um dos projetos do Centro é o Inspirar, que, pelo segundo ano consecutivo, recebeu aporte da Seguradora Zurich por meio da destinação de imposto de renda.

Além da Zurich, outras empresas aportaram recursos no projeto Inspirar via destinação do IR. As empresas Amend Cosméticos, Grupo Comerc Energia, Grupo Potencial, JLL CORRETAGEM E TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS LTDA, Machado Meyer e Porto também direcionaram essa possibilidade de isenção fiscal para uma ação de cidadania, acreditando no potencial da Educação Ambiental.

Projeto Inspirar

Com execução prevista para o segundo semestre de 2022, o projeto visa formar 30 jovens como agentes ambientais que, assim como Dayane, vão atuar como mediadores em ações de educação ambiental, porém na própria Fundação Julita.

Além disso, o Inspirar irá capacitar 30 professores de educação infantil, fundamental I e II e ensino médio, a fim de que possam replicar a metodologia pedagógica desenvolvida nestes mais de 10 anos pelo Centro de Educação Ambiental da Julita nas escolas públicas.

Ao todo, o projeto beneficiará 1.755 crianças, adolescentes e jovens em vulnerabilidade social.

Para a Zurich, apoiar projetos que tenham como foco a formação de jovens em vulnerabilidade social, sobretudo como agentes ambientais, é uma iniciativa totalmente alinhada ao propósito e valores da seguradora. A empresa é engajada em diversos projetos relacionados à sustentabilidade e ao apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade social, tanto que tem como uma de suas promessas liderar o impacto positivo no planeta e como aspiração se tornar uma das empresas mais responsáveis e de maior impacto do mundo.

“Queremos criar juntos um futuro melhor, e para isso se tornar realidade, sabemos da importância da responsabilidade social, da educação e da sustentabilidade, frentes em que a Zurich atua fortemente junto à sociedade. O projeto Inspirar une tudo isso para beneficiar quase 1.800 pessoas, e estamos felizes em contribuir para que isso se concretize”, afirma Ana Quintela, Superintendente de Marketing & Comunicação da Seguradora Zurich.

O potencial da educação ambiental

“Com a permacultura e a educação ambiental, juntas, podemos trabalhar horta comunitária, a diminuição da fome, o uso mais adequado do espaço urbano de forma que não deixe impactos na natureza. E isso a gente pode ver na própria Fundação Julita. Eu aprendi com a permacultura que ela pode reconstruir muitas coisas, sob uma nova perspectiva. A natureza tem um lugar muito significativo na nossa vida, que merece cuidado e respeito de todas as formas. Sem ela, o equilíbrio lindo que a gente acredita que tem no nosso planeta não existiria. Por isso, a importância da educação ambiental, de ensinar crianças (e as futuras gerações) a cuidarem da natureza”, finaliza Dayane.

Doações via Imposto de Renda

Empresas tributadas pelo lucro real podem destinar até 1% do imposto de renda para os nossos projetos sociais. Conheça nosso portfólio de projetos que podem receber recursos por renúncia fiscal e faça parte da nossa causa:

Clique aqui

Fonte: Fundação Julita