Notícias das Associadas

FAVC - Alunos e professores da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo iniciam mais uma expedição em navio hospital-escola

not 23 08 2022 1

Ação levará assistência médica e promoção em saúde a populações ribeirinhas e indígenas que residem na região e às margens do Rio Tapajós, no estado do Pará

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) deu início a partir de 18/08 a mais uma edição da Expedição Abaré. A ação da Faculdade, que acontecerá pelo segundo ano consecutivo, levará assistência médica e promoção em saúde a populações ribeirinhas e indígenas que residem na região e às margens do Rio Tapajós, no estado do Pará. Desta vez, as comunidades atendidas pertencem aos municípios de Aveiro e Belterra. O programa de extensão da FCMSCSP é realizado em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), com a Rede Integrada de Desenvolvimento Humano (RIDH), além das secretarias municipais de saúde dos municípios.

Por meio do navio hospital-escola Abaré, há quinze anos é promovida a assistência em saúde às comunidades ribeirinhas e indígenas, através do acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS). Na edição deste ano, na qual participam dez alunos do sexto ano do curso de Medicina e cinco professores da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, serão disponibilizadas serviços de atendimento à saúde, vacinação, medicação, pequenos procedimentos cirúrgicos, ultrassonografia, dispensação de medicamentos, entre outros serviços de saúde, além de instalações completas para a tripulação, alunos e professores envolvidos.

Experiência de extensão proporcionará aprendizado rico aos alunos

not 23 08 2022 2
Na edição deste participam dez alunos do sexto ano do curso de Medicina e cinco professores da Faculdade; o embarque aconteceu na manhã desta quarta-feira

A expedição tornou-se referência em serviços de saúde na região, e, por meio da articulação com os municípios, muitos casos que necessitam de atendimento de saúde são direcionados e atendidos pela infraestrutura itinerante, que, enquanto está em deslocamento, torna-se centro de referência para todas as comunidades que vivem às margens do rio. “A Expedição Abaré é uma oportunidade muito grande para os nossos doutorandos estarem praticando questões que, para a FCMSCSP, sempre foram muito relevantes, como a atuação profissional com competência e responsabilidade social. a defesa da cidadania, com um olhar atencioso para os determinantes sociais no processo de saúde-doença, o cuidado transcultural, respeitando o ser humano em seus diferentes aspectos”, destaca a professora Dra. Maria José Carvalho Sant’Anna, chefe do departamento de Atenção Primária em Saúde da FCMSCSP. “É uma experiência ímpar para os alunos verem na prática como deve ser a atuação do médico generalista, adotando uma prática humanista, reflexiva, ética e à luz de um cuidado interdisciplinar. No navio Abaré os alunos acabam convivendo muito, assumindo protagonismo e se relacionando com uma equipe que é interdisciplinar.”

Além disso, as atividades assistenciais envolvem o atendimento de pacientes selecionados pelos Agentes Comunitários de Saúde dos municípios para as consultas no barco, ações de imunização ou atendimentos nas comunidades. “A expedição Abaré é um grande exemplo de como a extensão universitária é capaz de modificar a todos, causando transformação social e impacto na formação cidadã do estudante de medicina”, destaca Maria José. “Na assistência, devemos sempre considerar as dimensões da diversidade humana que singularizam cada pessoa ou cada grupo social”.

Em 2021 foram realizados mais de 3,7 mil atendimentos por alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia

Na edição realizada em 2021, os alunos do 6º ano do curso de Medicina e professores dos cursos de Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia da FCMSCSP realizaram atendimentos de saúde a moradores de 74 comunidades ribeirinhas e indígenas da região do rio Tapajós, nos municípios de Santarém, Aveiro e Belterra, todos estado do Pará. Ao todo, foram realizados mais de 3,7 mil atendimentos entre consultas médicas e de enfermagem, pequenos procedimentos cirúrgicos, visitas domiciliares, aplicação de vacinas, atendimentos de urgência e emergência, triagens e exames, consultas de fonoaudiologia, dispensação de medicamentos, entre outros serviços de assistência à saúde. “Foi um trabalho intenso, de 24 horas, num momento difícil de pandemia da Covid-19”, avaliou à época a professora Rosane Lowenthal, do Programa de Saúde Mental da FCMSCSP, e coordenadora da ação. “Havia comunidades em que as pessoas não tinham acesso ao cuidado e assistência à saúde há um ano e meio.”

Equipe da FCMSCSP realizou intenso treinamento em preparação para a expedição

not 23 08 2022 3
Nos últimos meses, alunos da FCMSCSP receberam intenso treinamento em preparação para o atendimento às comunidades, especialmente do Departamento de Atenção Primária à Saúde e da disciplina de Infectologia

A participação na expedição acontece como parte das atividades do estágio de desenho da carreira para os alunos do curso de Medicina da FCMSCSP, uma parceria do Departamento de Atenção Primária à Saúde com a disciplina de Infectologia. Nas últimas semanas, a equipe de alunos e professores da FCMSCSP realizou intenso treinamento com os alunos em preparação para o atendimento às comunidades.

Os encontros para capacitação e discussão de temas para atuação nos diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde, nos âmbitos individual e coletivo. As ações educativas acontecerão de acordo com necessidades das comunidades ribeirinhas, com temas referentes à Covid-19; Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) — orientações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento —; tratamento da água para prevenção das doenças de veiculação hídrica ← cuidados com o preparo e armazenamento de água potável; planejamento familiar; saúde bucal — orientações sobre higiene bucal, técnica de escovação e prevenção , entre outras.

Sobre a Expedição Abaré

not 23 08 2022 5
Criado em 2006, o projeto do navio hospital-escola Abaré possibilita o acesso da população ribeirinha da Amazônia aos serviços essenciais do SUS

O projeto do navio hospital-escola Abaré foi criado no ano de 2006 com o objetivo de possibilitar o acesso da população ribeirinha da Amazônia ao SUS. Em 2010 foi implementado como Política de Saúde e Saúde da Família Fluvial com repasse de recursos pelo Ministério da Saúde. Em 2017, a embarcação foi doada para a UFOPA. Atualmente, existe um termo de acordo de cooperação mútua, entre a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) e a Ufopa. A Ufopa é responsável pela manutenção e guarda da embarcação e a SEMSA pelas ações assistenciais de saúde para as comunidades. Em 2020, a Rede de Integrada de Desenvolvimento Humano (RIDH), órgão da universidade que assumiu a gestão do navio Abaré.

Sobre a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Tradição no ensino humanizado desde 1963, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é referência no país no ensino na área da saúde. Há 59 anos atua de maneira decisiva para ampliar horizontes de futuros e atuais profissionais da área das ciências médicas por meio de cinco cursos de graduação e mais de 50 cursos de pós-graduação, entre especializações, mestrados, doutorados e pós-doutorados. Além disso, conta com cursos de atualização em diversas áreas da saúde.

Em quase seis décadas de atuação, formou mais de 5,4 mil médicos, 730 enfermeiros, 340 fonoaudiólogos, 126 tecnólogos em Radiologia e 93 tecnólogos em Sistemas Biomédicos. A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo promove a formação de profissionais de saúde que valorizam a relação com o paciente, a partir do entendimento que essa conexão, que valoriza e respeita o paciente, é essencial para a obtenção do melhor resultado em qualquer tratamento.

Fonte: Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho