Notícias das Associadas

FEI - Fórmula FEI conquista bicampeonato nacional na SAE Brasil

not 23 08 2022 8

• Na 18ª Competição Fórmula SAE Brasil – TotalEnergies, a equipe conquista novamente o 1º lugar no Fórmula FEI Elétrico, pela segunda vez na história; • Equipe também conquistou 3º lugar na competição nacional com Fórmula FEI Combustão

Entre os dias 9 e 14 de agosto, a equipe Fórmula FEI fez história ao participar da 18ª Competição Fórmula SAE Brasil - TotalEnergies, organizada no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em São Paulo. Nas classificações, o Fórmula FEI Elétrico foi bicampeão, repetindo o feito conquistado em 2015. E o Fórmula Combustão também ganhou destaque, conquistando o 3º lugar geral na competição nessa categoria.

De acordo com informações divulgadas pela SAE Brasil, cerca de 63 equipes de 11 Estados diferentes participaram da competição nacional. Ao todo, foram 50 instituições de ensino superior envolvidas de quatro regiões brasileiras, incluindo Nordeste, Centro Oeste, Sudeste e Sul do País. Ainda de acordo com a SAE, na competição houveram disputas acirradas com as duas categorias, sendo 52 carros a combustão e 25 elétricos.

Na 18ª Competição Fórmula SAE Brasil, a equipe Fórmula FEI ainda enfrentou desafios com provas dinâmicas e técnicas, colocando para avaliação o desempenho dos carros, níveis de segurança, custos e desempenhos dos projetos. Especificamente no sábado, os estudantes passaram pelas provas de skid-pad e autocross, realizando testes de velocidade e equilíbrio dinâmico.

Ao ganharem destaque na competição nacional, a equipe Fórmula FEI Elétrico vai ser a representante do Brasil na competição mundial, promovida nos Estados Unidos pela SAE Internacional, em local ainda a ser definido.

História e Pioneirismo

De acordo com o professor Fábio Delatore, do Departamento de Engenharia Elétrica da FEI e que também é coordenador do Fórmula Fei Elétrico, a equipe Fórmula FEI também garantiu destaque na competição pela tecnologia aplicada ao carro. O Fórmula FEI elétrico é considerado pioneiro, aqui no Brasil, por empregar a tecnologia de monochoque na categoria elétrico. O monochoque é um projeto estrutural de chassi, emprega a fibra de carbono em detrimento ao tradicional aço, sendo a mesma tecnologia utilizada em carros de Fórmula 1, por exemplo. As vantagens desta tecnologia é que tornamos o chassi mais leve e mais rígido, sendo um dos benefícios é a melhoria significativa do desempenho. O Fórmula FEI Combustão também conta com a mesma tecnologia.

Fonte: FEI