Notícias das Associadas

FAVC - Trabalho de professora da Faculdade é premiado em maior evento nacional de Patologia

not 26 08 2022 2

A tese da Dra. Fabiana Toledo Bueno Pereira recebeu o “Prêmio APESP Prof. Marcello Franco” e o “Prêmio SBP categoria Oral”

A professora Dra. Fabiana Toledo Bueno Pereira, do Departamento de Ciências Patológicas da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), teve trabalho premiado em duas categorias no 33º Congresso Brasileiro de Patologia, realizado entre 3 e 6 de agosto de 2022, em Foz do Iguaçu-PR. O evento, que é um dos mais relevantes da área nacionalmente, é organizado pela Sociedade Brasileira de Patologia (SBP).

O trabalho da professora Fabiana, denominado “Classificação molecular do carcinoma urotelial de alto grau músculo-Invasivo e relação com expressão de HER2, PD-L1 E CTLA-4”, que contou com a orientação do professor Dr. Wagner Ricardo Montor, do Departamento de Ciências Fisiológicas da FCMSCSP, em parceria com o Serviço de Urologia do Hospital Central da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (HCSCMSP), recebeu o “Prêmio APESP Prof. Marcello Franco”, como o melhor trabalho do estado de São Paulo, e o “Prêmio SBP categoria Oral”, como o melhor trabalho de tema livre apresentado no evento.

Fruto da tese de Fabiana defendida em doutorado no ano de 2021, o estudo investigou a classificação molecular de um tipo de câncer de bexiga e sua relação com moléculas utilizadas na imunoterapia — tratamento realizado para combater o avanço do tumor, potencializando a força do sistema imunológico do paciente, método menos agressivo que a radioterapia e a quimioterapia.

Doença alvo do trabalho afeta três vezes mais os homens

Segundo a pesquisadora, a temática do carcinoma urotelial foi escolhida por ser a neoplasia maligna mais comum da bexiga, correspondendo ao 19º tumor mais comum no mundo, atingindo três vezes mais pessoas do sexo masculino. “Há alguns fatores comportamentais que o tornam o sétimo mais frequente entre os homens. O tabagismo e a exposição a alguns compostos industriais, como aminas aromáticas, são alguns fatores de risco”, explica.

Já a escolha dos marcadores PD-L1 e CTLA-4 foi feita devido ao uso destas proteínas para a indicação da Imunoterapia . De acordo com a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), com este tratamento, pode-se aumentar em cerca de 60% a chance de cura aos pacientes nos estágios mais graves de cânceres.

Os resultados obtidos na tese de Fabiana podem auxiliar no tratamento de pacientes oncológicos, além de incentivar o desenvolvimento científico na área da classificação de tumores. “Nos últimos anos, o estudo da classificação molecular vem se desenvolvendo. É um assunto significativo no meio científico, visto que é uma forma de individualizar os tumores, o que permite tratamentos mais personalizados”, diz. “Ao invés de todos que têm este tumor realizarem o mesmo tratamento, a partir do momento que conseguimos classificá-lo molecularmente, podemos oferecer tratamentos diferentes para cada caso”, enfatiza a pesquisadora.

Sobre a pesquisadora

A professora Dra. Fabiana Toledo Bueno Pereira é graduada em Medicina pela FCMSCSP (2013), tendo realizado Residência Médica em Patologia no Serviço de Anatomia Patológica no HCSCMSP (2014-2017). Ela é pós-graduada em Docência no Ensino em Saúde pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (2016) e doutora em Ciências da Saúde pela FCMSCSP (2021). Atualmente, é Professora Instrutora do Departamento de Ciências Patológicas da FCMSCSP; Professora da Faculdade de Medicina da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS); Médica Patologista do Serviço de Anatomia Patológica do HCSCMSP e do laboratório Neugen.

Sobre o congresso

O 33º Congresso Brasileiro de Patologia, realizado em parceria com o XXVI Congresso Brasileiro de Citopatologia, teve como tema “A Patologia no Contexto Multidisciplinar” e contou com a presença de inúmeros pesquisadores de toda a América Latina.

Organizado a cada dois anos pela Sociedade Brasileira de Patologia — entidade responsável pelo suporte técnico-científico e profissional de todos que atuam na área da patologia, auxiliando por meio de assessoria jurídica e oferta de programas de educação continuada, atualização científica, controle de qualidade e acreditação de serviços —, o congresso contou com palestras, seminários, mesas redondas e apresentações de trabalhos científicos.

Fonte: Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho