Notícias das Associadas

Fundação Tide Setubal oferece formação para profissionais de RH sobre práticas em favor da diversidade no ambiente de trabalho

not 26 09 2022 1

O enfrentamento às desigualdades raciais e de gênero nas mais variadas esferas sociais, inclusive na academia e no mercado de trabalho, requer ações e iniciativas em múltiplas frentes e com abordagens igualmente diversas. É com base nessa premissa que a Fundação Tide Setubal, por meio do Programa Raça e Gênero, tem desenvolvido e apoiado iniciativas para apoiar a evolução contínua de pessoas negras com trajetória periférica e sensibilizar recrutadores e empregadores.

Exemplo disso é a oficina Trilhas para Equidade Racial: Encontros para profissionais e estudantes de RH, que será realizada no próximo dia 28 de setembro, virtualmente, às 19h. O objetivo é reunir profissionais e lideranças do segmento de Recursos Humanos para debater e apresentar práticas em favor da diversidade no ambiente profissional, passando por processo de contratação até a implementação de iniciativas com esse propósito. O alerta é para a necessidade de eliminar, em processos seletivos, vieses que retroalimentam dinâmicas excludentes e desiguais.

A formação será realizada pela organização Piraporiando, negócio de impacto social que desenvolve atividades diversas em favor da educação antirracista e da promoção de equidade de gênero. De acordo com Janine Rodrigues, educadora, especialista em diversidade e fundadora diretora da Piraporiando, mais do que representatividade, é preciso falar em proporcionalidade.

Viviane Soranso, coordenadora do Programa Raça e Gênero, da Fundação Tide Setubal, destaca que não adianta haver pessoas negras extremamente capacitadas se, nos processos seletivos, as práticas racistas impedem a inserção e ascensão de tais profissionais.

As inscrições para a Trilha para Equidade Racial do próximo dia 28 de setembro podem ser feitas por meio deste formulário

Fonte: Fundação Tide Setubal