Notícias das Associadas

Alunos da FEI conquistam primeiro lugar em etapa regional da maratona de programação

not 24 10 2022 1

Organizada pela Sociedade Brasileira de Computação, competição envolve desafios matemáticos e computacionais para estudantes brasileiros e também do exterior

Frente à missão de promover uma sociedade mais desenvolvida, humana, sustentável e justa, por meio do ensino, pesquisa e extensão, os alunos da FEI conquistaram um novo destaque nacional. No último sábado, 8 de outubro, um grupo de alunos do curso de Ciência da Computação, foi campeão da etapa regional da Maratona de Programação, promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

A competição, que teve uma duração de 5h, desafiou os alunos a resolverem 12 problemas computacionais. A equipe FEIana conquistou o primeiro lugar por apresentar as melhores soluções em uma menor quantidade de tempo, comparada às outras equipes. Esta primeira fase da maratona de programação, também conhecida como fase regional, aconteceu em 42 sedes no Brasil, sendo 4 delas no centro-Oeste, 12 no Nordeste, 6 no Norte, 15 no Sudeste e 5 no Sul. De acordo com a SBC, cerca de 556 times de 170 instituições brasileiras participaram desta etapa. Simultaneamente, a maratona também aconteceu em países no exterior, reunindo estudantes da Argentina (87 times), Bolívia (116 times), América Central (11) e México (623 times).

“Essa vitória da nossa equipe me trouxe grande felicidade e orgulho. Como cientista da computação, fico extremamente grato por poder contribuir de alguma forma na evolução dos nossos alunos. É um projeto de alto nível, que exige muitos meses de dedicação e empenho de todos nós. Nossos alunos estudam assuntos muito avançados da profissão, mas cada esforço é bastante compensador, pois a competição também nos mostra que estamos lidando com os melhores programadores do Brasil”, explicou o professor Paulo Sérgio Rodrigues, docente do curso de Ciência da Computação da FEI e orientador da equipe.

Ao conquistarem destaque na primeira fase, os alunos agora se prepararam para enfrentar a “Final Brasileira”, prevista para ocorrer no mês de março de 2023. Nesta, os alunos da FEI competirão contra outras 60 equipes de instituições nacionais. O desafio desta etapa será semelhante ao da primeira fase, envolvendo questões matemáticas e computacionais para serem resolvidas, porém, em um nível de dificuldade superior.

Em entrevista, Guilherme Vieira, aluno do curso de Ciência da Computação e membro da equipe vencedora, explicou que a maratona de programação trouxe aprendizados que vão muito além do desenvolvimento técnico da profissão. “Nós ficamos realmente honrados em poder participar e por receber o prêmio de primeiro lugar. Foi um grande desafio para nós, pois além de lidar com os problemas computacionais, no menor tempo possível, nós também tivemos que saber administrar a nossa equipe. Pelas regras da competição, nós só poderíamos utilizar um computador para toda a equipe. Ou seja, enquanto o colega administrava os cálculos na tela, os outros precisavam estar atentos às demais tarefas e estatísticas que precisávamos entregar. Então, além da parte técnica, também tivemos um grande aprendizado sobre trabalho em equipe e gestão de pessoas”, afirmou.

Já o aluno Weverson da Silva Pereira, também do curso de Ciência da Computação da FEI e membro da equipe, falou sobre a conexão dos estudos dedicados ao desenvolvimento técnico com o seu propósito como futuro cientista. “Sem dúvidas a participação da nossa equipe na maratona de programação também agrega um diferencial enorme para o nosso currículo. Mesmo estando no oitavo ciclo do meu curso e pensando já no TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), é algo que eu quero dar continuidade”, ressaltou.

E para os alunos que estão ingressando agora na FEI, devido ao período de vestibular, o FEIano Kenzo Sugai, também membro da equipe campeã, deixou um recado especial: “Qualquer curso da FEI exige muita dedicação e empenho. Mas o que eu destaco para esses futuros colegas é que aproveitem as oportunidades de cada área e, principalmente, que participem dos projetos acadêmicos da FEI. A maratona de programação trouxe um aprendizado gigantesco para nós. E já estamos animados para a próxima etapa”, finalizou.

Fonte: Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros – FEI