Notícias das Associadas

FÉ E ALEGRIA - ConFYA: a Educação transformando vidas

not 31 10 2022 13

O poder transformador da Educação motivou antigos alunos do Colégio São Luís (CSL) para o encontro Juntos ConFYA, realizado na última terça-feira (25), em São Paulo (SP). A convite da Província dos Jesuítas do Brasil e da Federação Internacional Fé e Alegria, eles puderam conhecer um pouco do importante trabalho realizado por este movimento que se dedica à Educação Popular e à Promoção Social no Brasil e no mundo. Essa ação contou ainda com o apoio da ASIA (Associação dos Antigos Alunos dos Padres Jesuítas) e do próprio CSL, que cedeu o espaço para o evento.

Os antigos alunos foram acolhidos pelo Provincial do Brasil, Pe. Mieczyslaw Smyda, SJ, que se lembrou de quando foi reitor do colégio e destacou a importância que a Educação tem para a Companhia de Jesus. Ele salientou ainda a missão dos jesuítas de levar ensino de qualidade às populações em situação de vulnerabilidade, que tem em Fé e Alegria seu grande exemplo, e, por fim, convidou aos presentes a se engajarem nesse movimento, para que possa ser ampliado o número de atendimentos.

Em seguida, o Coordenador-Geral da Federação Internacional Fé e Alegria, Pe. Carlos Fritzen, SJ, relembrou o surgimento da instituição em Caracas, na Venezuela, há 65 anos, por iniciativa do Pe. José María Vélaz, SJ, com a colaboração de estudantes jesuítas e de um casal venezuelano que cedeu a própria cada para a instalação da primeira escola do movimento.

Atualmente, a instituição atende mais de 1 milhão de pessoas em mais de 1.600 localidades do mundo. No Brasil, a Fundação Fé e Alegria está presente em 18 cidades de 14 estados. Ao todo, são mais de 8,5 mil atendidos diretos e de 22 mil indiretos.

Quem trouxe mais informações sobre o trabalho desenvolvido no Brasil foi o Pe. Antônio Tabosa, SJ, Diretor-Presidente da Fundação no país. Emocionado e emocionando o público presente, o jesuíta contou como Fé e Alegria tem transformado a vida de milhares de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias em várias regiões brasileiras.

Em seguida, foi a vez de Emily Karen de Souza Vieira, antiga educanda de Fé e Alegria, compartilhar sua história e de como a educação oferecida pela instituição tornou-se fundamental para abrir novas perspectivas para sua vida, como a possibilidade de aprender a tocar um instrumento musical.

O outro depoimento emocionante foi o de Ilaine Abigail Paheco Mujica, venezuelana, também atendida por Fé e Alegria por meio da atuação com migrantes. Fugindo da crise humanitária e econômica em seu país, Ilane foi acolhida por Fé e Alegria, que, além da hospedagem, viabilizou sua reinserção social e de sua família. Hoje, ela trabalha como babá e seu filho adolescente é um dos alunos do ensino médio noturno do Colégio São Luís. A história de Ilaine com Fé e Alegria antecede o atendimento em território brasileiro. Ela é antiga educanda de uma das escolas da instituição em seu país.

Participaram também deste momento de apoio à Fé e Alegria o Superior dos Jesuítas do Núcleo Apostólico Bahia, Pe. Alexandre Raimundo de Souza, SJ, o Diretor da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE), professor Fernando Guidini, e alguns representantes do Conselho de Diretores e Diretoras Nacionais de Fé e Alegria, encontro internacional realizado em São Paulo, de 24 a 28 de outubro. Entre os antigos alunos, estiveram presentes desembargadores, juízes, advogados e jornalistas que abriram seus corações para colaborar com Fé e Alegria. Hoje, a entidade busca doadores (pessoas físicas e jurídicas) para manter e ampliar os projetos e serviços oferecidos no Brasil e no mundo.

Para encerrar a noite, os antigos alunos foram convidados pelo reitor do CSL, Pe. Edison de Lima, SJ, para visitarem as novas dependências do Colégio, matando a saudade dos colegas e dos antigos professores, como o “Tio Guedes” e Paulo Moregola.

Fonte: Fé e Alegria